-
Questão bem específica e do jeitin que FCC gosta para tocar terror no candidato.
-
As fases foram: Contábil (Antes de 1930); fase legal (1930 a 1950);fase tecnicista (1950 a 1965); fase administrativa (1965 a 1985); fase estratégica (1985 a atual).
Fase tecnicista: Foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
Quem quiser ler sobre as demais fases, segue artigo: http://www.cairu.br/riccairu/pdf/artigos/1/3_RECURSOS_HUMANOS_PRESENTE_ORGANIZACOES.pdf
-
No que diz respeito à evolução da Gestão de Pessoas, é possível destacar cinco fases desde seu surgimento dentro das organizações:
Fase Contábil: Aconteceu antes da década de 1930. Era considerada o marco da evolução e se preocupava tão somente com os custos da organização. Os trabalhadores eram vistos sob o enfoque contábil. Era preciso contabilizar principalmente as entradas e saídas dos trabalhadores para efeito de pagamento por sua mão-de-obra. De fato, não existia nenhuma preocupação com remuneração justa pelo trabalho nessa fase.
Fase Legal: Entre as décadas de 1930 e 1950, surge o chefe de pessoal cuja função seria bem parecida com as da fase anterior, se não fosse pelo acréscimo de mais uma responsabilidade: manter sob controle o cumprimento das leis da era getulista impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Fase Tecnicista: Entre as décadas de 1950 e 1965, embora ainda em nível operacional-tático, aparece o papel de gerente de pessoal, com responsabilidades para recrutar e selecionar, treinar, descrever cargos e salários, cuidar da higiene e segurança no trabalho, e outros.
Fase Administrativa: Aconteceu entre as décadas 1965 e 1985. Esta fase tem como principal característica as "revoluções" movidas pelos trabalhadores impulsionados pelo movimento sindical. Aqui, encontra-se a figura do gerente de RH cujo papel está cada vez mais voltado para os indivíduos e suas relações com os sindicatos, sociedade, etc.
Fase Estratégica: A partir de 1985 e até os dias de hoje, essa fase caracteriza-se pela participação estratégica e efetiva dos Recursos Humanos no planejamento estratégico da empresa, com o objetivo de atuar diretamente na busca dos resultados da empresa, direcionando de forma adequada as pessoas certas para o lugar certo dentro da empresa e dando suporte necessário aos colaboradores para atingirem os resultados esperados.
-
Não tem o que reclamar. A questão é boa para revisar esse assunto.
-
Gabarito E.
Galera, não precisava nem saber o conceito para matar:
Na fase tecnicista da gestão de pessoal a área de recursos humanos passou a:
"operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros."
Reparem que o nível operacional requer técnica, sendo, portanto, intuitivo o raciocínio que nos leva ao gabarito.
Em adm, tem que ficar ligado, pois muitas vezes, a própria questão dá o que ela pede no enunciado ou nas demais alternativas.
Bons estudos!
-
Observem:
Fase Tecnicista: burocracia como sinônimo de praticidade: foi a que implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência. Foi nessa oportunidade que o presidente Juscelino Kubitschek implementou a indústria automobilística no nosso país, momento em que os empresários tiveram que aceitar em seus organogramas a figura do GRI (Gerente de Relações Industriais). Obviamente algumas modificações tiveram de ser realizadas, devido às características locais do gerenciamento e da cultura organizacional ainda em fase embrionária; contudo, há que se ressaltar que isso representou, para a organização e para os trabalhadores, um grande avanço na qualidade das relações entre capital e trabalho. Foi nessa fase que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros. Essa fase teve sua maior ênfase entre as décadas de 1950 e 1965.
Letra E.
-
O que tem de errado com a A? alguém poderia explicar?
-
Pessoal, para lembrar de como funcionou a fase tecnicista, preste atenção que o seu nome vem de “técnica”, ou seja, foi nesta fase que a área começou a implantar as técnicas de RH, como o treinamento, recrutamento e seleção, higiene e segurança, cargos e salários, entre outros.Foi a fase que implantou no Brasil o modelo americano de gestão de pessoal e alavancou a função de RH ao status orgânico de gerência, o que representou, para a organização e para os trabalhadores, um grande avanço na qualidade das relações entre capital e trabalho.
A) Errado. Não tem nada a ver com provas técnicas, a banca colocou estes termos somente para te confundir.
B) Errado. A preocupação com os custos da organização se dá na fase contábil.
C) Errado, pois a preocupação com métodos e eficiência na produção foi característica da fase contábil.
D) Errado, já que se trata de características da fase estratégica.
E) Correto. Conforme falamos, a fase tecnicista tem esse nome por conta do começo da aplicação das “técnicas de RH”.
Gabarito: E