SóProvas


ID
1683343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da análise crítica das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenção construídas para o profissional de serviço social em seus distintos contextos históricos, julgue o item a seguir.

O processo de reconceituação do serviço social, no período de 1965 a 1975, é marcado pela relação com a perspectiva positivista, a partir da qual prevalece a visão do homem como ser abstrato e universal, e da sociedade como lugar em que ocorrem os processos evolutivos, os quais independem da ação humana.


Alternativas
Comentários
  • ERRADA. Explica a defesa da neutralidade da profissão

  • O mov de reconceituação foi marcado pela intenção de ruptura .....

  • a data está errada ... o movimento de reconceituação tem inicio nos anos 60 com a laicização e ocorre até os anos 80

  • Marco como errada. O período de Reconceituação envolve 3 perspectiva. Modernização conservadora. Reatualização Do Conservadorismo, Intenção de Ruptura.

  • A visão do homem como ser abstrato e universal parte do neotomismo e não particularmente do positivismo. Essa visão vai do início da profissão e chegam a influenciar o Código de Ética de 1965.

  • A Reconceituação foi um movimento que ocorreu em alguns países da América Latina no período de 1965-75, cuja finalidade centrava-se no questionamento das bases tradicionais confessionalistas da profissão. Netto esclarece que neste contexto surgiram diferentes posicionamentos profissionais, relacionados às concepções política, teórica e da própria profissão. Portanto, não podemos afirmar que o movimento é marcado pela relação com a perspectiva positivista, visto que também ocorreu a primeira aproximação com o marxismo. Afirmativa errada.

    Comentário: Professora Ana Paula – Estratégia Concursos

  • Caracteristisca POSITIVISMO:

    - Naturalização da sociedade

    - Conhecimento limitado ao empirico

    -Realidade vista como estática

    - Separação entre sujeito e objeto

    - Neutralidade

  • Este projeto não foi UNITÁRIO E HOMOGENEO evidenciando projetos diferentes: bojo desenvolvimentista com a profissão buscando redimensiona-se para atender o subdesenvolvimento e no decorrer deste movimento incorporam-se parâmetros teoricoanaliticos de inspiração marxista;

  • São tantos comentários diferentes que não da pra saber qual justifica a resposta, peço comentários do professor, ou de algum aluno, com base na justificativa do CESPE.

  • Errado.

    As perspectivas do Movimento de Reconceituação são:

    1) Perspectiva Modernizadora

    2) Perspectiva de Reatualização do Conservadorismo

    3) Perspectiva de intenção de Ruptura

     

    Ou seja... a questão diz apenas da perspectiva modernizadora, o que é um erro, pois houve 3 no Movimento de reconceituação, conforme sitados acima.

    Força e Fé em Deus!

  • Para entender o que a CESPE quer da questão:

    "O processo de reconceituação do serviço social, no período de 1965 a 1975, é marcado pela relação com a perspectiva positivista,..."

    Durante o processo de Intenção de Ruptura do Serviço Social, recorreu-se à TRADIÇÃO MARXISTA, sua emersão inicial configura-se no MÉTODO DE BH (1972-1975).

    NÃO É MARCADO APENAS PELA PERSPECTIVA POSITIVISTA, INICIA-SE TAMBÉM O PROCESSO DE INTENÇÃO DE RUPTURA.

     

  • Errado.

    Esse período de 1965 a 1975 não foi marcado apenas pela perspectiva positivista.

    O movimento de reconceituação do serviço social, ocorrido entre os anos de 1965 – 1975, expressava uma nova corrente para a profissão, com caráter mais heterogêneo – várias vertentes, linhas políticas, teóricas e profissionais.  É possivel observar a imersão da intenção de ruptura no período de 1972 a 1975 com a elaboração do Método BH, além da abordagem fenomenológica ocorrida na década de 70.

     

  • "O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e
    formação profissional), dotado de VÁRIAS VERTENTES e com nítidas particularidades nacionais."

  • A banca pede o conhecimento do primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica da prática do serviço social. Logo de cara podemos concluir que a afirmativa está errada, pois essa primeira base técnica não encontrava suporte na matriz modernizadora de orientação funcionalista. A banca mistura os períodos históricos com as vertentes teóricas para te confundir. Bom, já sabemos que está errada, e isso é suficiente para responder a questão. A fundamentação teórica deste primeiro momento da trajetória do Serviço Social é calcada sob a influência de teorias oriundas do continente europeu, mais especificamente da Escola Franco-belga, e neotomistas.

     

    Gab. Errado
     

  • Gabarito Errado

    Podemos compreender que a visão abstrata, universal e neutra são traços do positivismo. Porém, a afirmativa traz que de 1965 a 1975, dez últimos anos do Movimento de Reconceituação, foi marcado pela relação com a perspectiva positivista, como se apoiado nela estivéssemos e o que ocorreu foi o contrário. O nosso processo foi de crítica a essa perspectiva teórica, assim como ao neotomismo e funcionalismo. Isso ocorreu a partir do conhecimento de outras teorias, incluindo a teoria marxista que vai na mão contrária do positivismo.
     

     

  • Temos um mix de correntes no período de 1965 a 1975.