-
método biográfico, o objecto de estudo é o indivíduo, na sua singularidade.
-
O método biográfico seria aqui, se pensarmos em metodologia de pesquisa, o que chamamos de história de vida. Nas pesquisas, a contribuição dos estudos biográficos é dar voz aos protagonistas do processo a ser investigado. A história de vida é definida por Minayo (2008) “como uma entrevista prolongada com interação entre pesquisador e informante, combinando observação, relatos introspectivos de lembranças relevantes e roteiros mais ou menos centrados em algum tema” (p. 126).
Referência:Minayo, M. C. S. (2008). História de vida. Narrativa de vida. História oral e etnobiografia. In M. C. S. Minayo, O desafio do conhecimento. Pesquisa social em Saúde (11ª ed., pp. 154-161). São Paulo: Hucitec
-
"Operacionalmente, a visita domiciliar, enquanto abordagem profissional emprega pelo menos três técnicas: a observação, a entrevista e o método biográfico". AMARO, Sarita. Visita domiciliar: Teoria e Prática. 1 ed. Campinas - SP: Papel Social, 2016, p.21-22.
-
Questão similar cespe 2020
é um instrumento para cuja utilização é necessário o emprego de, pelo menos, duas técnicas: a entrevista e a observação.