SóProvas


ID
168424
Banca
FUNDEC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

CONSIDERE AS SEGUINTES PROPOSIÇÕES:

I - No que respeita à responsabilidade civil, o sistema geral do Código Civil em vigor é o da responsabilidade civil subjetiva, que se funda na teoria da culpa.

II - Ao permitir ao devedor pedir a resolução do contrato em razão de onerosidade excessiva, desde que preenchidos requisitos específicos, a lei civil consagrou a teoria da imprevisão. Os efeitos da sentença que decretar a resolução do contrato retroagirão à data da citação.

III - Em razão do princípio da autonomia da vontade que informa os contratos, o valor da cominação imposta na cláusula penal poderá exceder o da obrigação principal.

IV - O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA ALTERNATIVA "A"

    III - Em razão do princípio da autonomia da vontade que informa os contratos, o valor da cominação imposta na cláusula penal poderá exceder o da obrigação principal.( A COMINAÇÃO DA CLÁUSULA PENAL NUNCA PODE EXCEDER A DA OBRIGAÇAÕ PRINCIPAL).

     

    CC

    Art. 412. O valor da cominação imposta na cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal.

     

  • I - Correta

    II - Correta

    III - Errada: Art. 412. O valor da cominação imposta na cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal.

    IV - Correta

  • RESPOSTA ALTERNATIVA A

    I- CORRETO. A teoria da culpa, também chamada de responsabilidade subjetiva, é a regra geral de nossa legislação pátria, onde se faz necessária a existência da culpa para gerar o dever de indenizar. Enquanto a responsabilidade objetiva é a exceção, sendo esta possível se prevista em lei. 

    II- CORRETO. Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.

    III- ERRADO. Art. 412. O valor da cominação imposta na cláusula penal não pode exceder o da obrigação principal.

    IV- CORRETO. Art. 397. O inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor.

    Parágrafo único. Não havendo termo, a mora se constitui mediante interpelação judicial ou extrajudicial.

    Macete para não errar o inicio da mora:
    Quando há praz final ou o chamado termo final do contrato a mora se inicia após o vencimento do prazo.

    Quando não há prazo a mora inicia da citação.
    E quando a mora for decorrente de ato ilícito (como por exemplo um atropelamento) a mora inicia da data da realização deste ato ilícito

    Bons estudos!.