-
RESPOSTA A
I - ERRADA: A ESTRUTURA MATRICIAL é mista, combinando dois tipos de departamentalização e por esse motivo envolve cadeias de comando funcional e divisional,ou seja, possui duas linhas de autoridade e NÃO unidade de comando: cada unidade se reporta a dois ou mais chefes (superiores). Também não favorece a integração entre as áreas, pois entre os departamentos há péssima comunicação, porém dentro do projeto a comunicação é boa.
II - Segundo Gomes e Salas (2001), os
controles burocráticos estão baseados em normas e regulamentos bastante
rígidos, estes sistemas de controle adotam a estrutura funcional com
grande número de cargos de chefia, distribuídos hierarquicamente, mas
com muito pouco grau de autonomia. Por esta razão, não é de estranhar a
ênfase atribuída aos mecanismos formais e à sofisticação dos sistemas de
controle financeiro, totalmente baseados em medidas contábeis e muito
poucos instrumentos gerenciais.
III - Estruturas horizontalizadas favorecem a descentralização, a facilidade de comunicação e possuem um custo menor.
-
Catarina, controle burocrático não seria estrutura linear?
-
Alguém poderia explicar porque a questão foi anulada?
-
milenne, a estrutura linear é autocrática por ser um unico comando.
"Controle burocrático - Baseados em normas e regulamentos bastante rígidos, estes sistemas de controle adotam a estrutura funcional com grande número de cargos de chefia, distribuidos hierarquicamente, mas com muito pouco grau de autonomia." (Gomes e Salas)
-
Como até hoje não tinha entendido a penca de questões anuladas dessa prova, fui no site da banca atrás de justificativa de anulação e não encontrei, porém achei uma matéria na Folha Dirigida que parece explicar o ocorrido. No caso se refere a plágio de questões pela banca: Entre as instituições que tiveram suas questões copiadas estão a Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Essas questões foram anuladas pelo Instituto Acesso Público, organizador, que retificou o gabarito definitivo. Com isso, das 20 questões Conhecimentos Específicos, dez ficaram sem valor. O especialista em concursos Paulo Estrella já havia ressaltado que o cancelamento de metade da prova implicaria na necessidade de sua reaplicação. Estrella afirmou inclusive que o Colégio Pedro II, por ser uma tradicional instituição de ensino, precisaria manifestar seu desejo da reaplicação, fazendo jus à sua tradição.
Link: https://www.folhadirigida.com.br/noticias/concurso/pedro-ii/anuladas-as-provas-de-assistente-em-administracao