SóProvas


ID
1692448
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa errada:

Alternativas
Comentários
  • q386788
  • Gabarito A -Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;


  • Afinal qual o erro da letra B ?


  • Anderson Costa, não tem erro na B, está opção está certíssima, a questão está pedindo a ERRADA, logo a letra A!.

  • Essa questão deveria ter sido anulada, pois "técnico científico" é uma coisa. "técnico ou científico" é outra coisa.

  • A letra "e" está mal formulada. A intensão do professor não significa que ele já está eleito. 

  • LETRA A - (ERRADA) -

    VIII – a lei reservará percentual (Dc 3.298/99 mínimo 5%, L8.112/90 art. 5º §2º máximo 20%) dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;

    LETRA B - CERTA - Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte (...)

    LETRA C - CERTA - ART. 37 - II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

    letra d - certa - art. 37 -XVI -  é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: 

    b)  A de um cargo de professor com outro, técnico ou cientifico;


  • Na minha modéstia opinião, essa questão deveria ser anulada uma vez que, analisando a alternativa "E" pode-se notar um equívoco
     por parte da Banca examinadora, que não há considera como errada. É inegável que um professor da universidade Federal (portanto, servidor público) quando ELEITO Prefeito, deverá afastar-se de sua função para assumir o cargo eletivo e mais poderá optar por permanecer com sua remuneração de professor ou escolher ao salário de prefeito. Mas se denota um erro no que tange a afirmativa de que o professor para se CANDIDATAR-SE deverá se afastar do cargo, ora, o afastamento só não se tornaria obrigatório quando o mesmo fosse assumir o cargo? Diante da observação é que chego a opinião conclusa de que a questão deveria ser anulada por ter mais de uma alternativa incorreta.

  • RECURSO

    Duas alternativas possíveis: A e E

    Eu respondi A pois está mais explícito.

  • A alternativa C está ambígua.

    Ela diz:

    As nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração não dependem de aprovação prévia em concurso de provas ou de provas e títulos.

    E REALMENTE NÃO DEPENDEM! REPARE QUE O VERBO "DEPENDER" SE REFERE AO SUJEITO "NOMEAÇÃO".
    O QUE DEPENDE DE CONCURSO É O CARGO EFETIVO QUE O SERVIDOR OCUPA, E NÃO O EM COMISSÃO.

    Claro, por tabela pode-se dizer que sim, mas ainda assim acho que há ambiguidade. 

  • Concordo com o Usiel Barreto, para mim a "E" está mal elaborada. Se o professor ainda não foi eleito como é facultativo optar por sua remuneração. Ele está se afastando para candidatar-se, não para assumir o cargo de prefeito. Achei estranho, mas fui na "A", mais garantido.

  • Banca despreparada! Seriam duas erradas, pois a letra E está completamente errada também!

    Como o servidor poderia optar por uma remuneração, se queria apenas concorrer? Que remuneração ele teria como candidato? Aqui precisaria dizer "após eleito" para ficar correta! 
  • Vamos galera para de mimimi enquanto a E, pode está errada, a A está com certeza errada, enquanto ficarmos tentanto entra com recurso em questões muitos acertaram...
    acertamos primeiro e depois brigamos.
    O fato de perceber esse erro mostra que estamos no caminho certo.

  • A letra D tmbm tem um problema. Nós concurseiros sabemos que qualquer "vírgula" pode ser uma pegadinha da banca. Aquele "técnico científico" deveria estar esctiro "técnico ou científico" para a alternativa estar correta,

  • A questão aborda temas diversificados relacionados à administração pública e que são disciplinados pela Constituição Federal. Analisemos cada uma das alternativas:

    Alternativa “a”: está incorreta. Não se dá por decreto presidencial, mas por lei. Conforme art. 37, VIII – “a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão”.

    Alternativa “b”: está correta. Conforme art. 37, “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte [...] ”.    

    Alternativa “c”: está correta. Conforme art. 37, II – “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.

    Alternativa “d”: está correta. Conforme art. 37, XVI – “é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI: a) a de dois cargos de professor;          b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico”.  

    Alternativa “e”: está correta. Conforme art. 38, - “Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração”.

    Gabarito do professor: letra a.    


  • Por eliminação todos estão certas menos a letra A estranha 

     

  • Art. 37

    XVI

    b) a de cargo de professor com outro, técnico OU científico 

    Não é a mesma coisa que técnico científico!

  • Letra E:

    O titular da cadeira de professor de Universidade Federal que queira candidatar-se ao cargo de prefeito deverá ser afastado do cargo, emprego ou função, sendo facultado optar pela sua remuneração.

    Ele nem foi eleito pra poder optar pela remuneração !

  • Ok que eu vacilei na A, mas a letra "E" TÁ CERTA????

  • GABARITO: A

    Art. 37. VIII - a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão;