[Complemento para estudo]
Há muita dificuldade no uso dos verbos “ver” e “vir”, pois há modos em que as conjugações ficam muito parecidas e, consequentemente, causam confusão.
Vejamos: o pretérito imperfeito do subjuntivo inicia-se com o uso da conjunção “se” (indicativa de hipótese) e é caracterizado pela terminação “sse”: se ele visse (ver), se ele viesse (vir).
O futuro do subjuntivo inicia-se com o uso das conjunções “quando” ou “se”, indicativas de possibilidade, e é caracterizado pelas terminações “ar”, “er”, “ir”: quando eu o vir (ver), quando eu vier (vir).
A dúvida maior surge quando o verbo “vir” está no infinitivo (vir) e o verbo “ver” está no futuro do subjuntivo (vir). Como saber qual está sendo empregado? Só através do contexto é possível. Veja:
1. Se você o vir passando aqui hoje, dê-lhe o recado. (ver)
2. Diga-lhe para vir até mim, por favor. (vir)
Outra ocasião é do verbo “vir” na primeira pessoa do plural do presente do indicativo e do verbo “ver” também na primeira pessoa do plural, mas do pretérito perfeito do indicativo. Observe:
1. Nós viemos de um lugar muito calmo. (vir)
2. Nós vimos você no shopping esta semana. (ver)
O importante é estar atento à conjugação dos verbos “ver” e “vir” que, no geral, são diferentes, com exceção dos casos apontados acima.
Por Sabrina Vilarinho
a) Quando o professor vir a minha redação, vai gostar muito. (seria o correto.)
Aqui estão cinco dicas para facilitar.
1 O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.
2 O verbo vir, no presente, é conjugado assim: ele vem, eles vêm (com acento). Ele não vem sempre aqui. Eles vêm a São Paulo uma vez por ano.
3 No futuro do subjuntivo, quer dizer, quando nos referimos a um fato que indica possibilidade ou desejo em um momento futuro, a conjugação do verbo ver é: quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem. Exemplo: Se você vir José, por favor, entregue-lhe este pacote.
4 No caso do verbo vir, temos: quando eu vier, ele vier, nós viermos, eles vierem. Exemplo: Se ele não vier trabalhar amanhã, teremos problemas para terminar o projeto.
5 Os verbos derivados de ver e vir seguem as mesmas conjugações dos verbos de que derivam. Exemplos: Se ele vir, previr, antevir (do verbo ver). Se isso vier, convier, intervier (verbo vir). Nesse caso, vale ampliar a regra para todos os outros verbos: se ele puser, se supuser, e propuser; se ele tiver, se mantiver, se retiver.
Já que estamos falando sobre verbos, vale a pena resolver mais uma dúvida frequente: os verbos derivados de ter e vir, na terceira pessoa do presente, levam acento sempre. A questão é que, no singular, o acento é agudo e no plural, circunflexo. Aqui estão alguns exemplos: ele mantém, eles mantêm, ele contém, eles contêm, ele advém, eles advêm.
Boa sorte.
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/qual-o-jeito-certo-de-conjugar-o-verbo-ver-e-o-verbo-vir