- 
                                Galera, questão bem simples, vamos lá: 1) Temos 5 coordenadores de telecomunicações e precisamos escolher 2, logo temos: 5 x 4 = 20 possibilidades 2) Temos 6 coordenadores de informática e precisamos escolher 2, logo temos: 6 x 5 = 30 possibilidades3) Temos 8 coordenadores de mecatrônica e precisamos escolher 2, logo temos: 8 x 7 = 56 possibilidades4) Solução: 20 x 30 x 56 = 33.600 --- Gabarito: Letra A Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico. Link do canal:https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1 Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino 
 
 OBS: Confesso que entendi, tratar-se de uma questão de combinação, pois a ordem não importa. Observe o exemplo:
 
 Ex: Imagine que temos como coordenadores de telecomunicações as pessoas A, B, C, D e E. Ao escolher dois para reunião, por exemplo A e B... trocando a ordem para B e A, temos as mesmas pessoas, logo a ordem não importa e estamos diante de uma questão de combinação. Contudo, percebi, pelas opções de resposta que a banca considerou como arranjo. Creio que isso ocorreu devido à presença da expressão "sequência de reuniões" no último período do texto.
 
- 
                                Bom comentário Julio Cesar. Fiz da mesma forma. Para mim a questão trata-se de uma combinação, logo o resultado seria 4200... como não tem fui de arranjo mesmo 
- 
                                Eu entendi que é arranjo pelo motivo da expressão ''projeto em execução''. Os projetos pela lógica não são iguais, como por exemplo: Passar em concurso, emagrecer, etc.. (Nestes casos existem algum plano para obter os resultados). 
- 
                                Parece-me que o fato de serem sorteados define a utilização do princípio fundamental da contagem. 
- 
                                Todos os comentários explicativos são razoavelmente bons. 
 
 Contudo, gostaria muito de resolver todas as questões de acordo com um raciocínio sem precisar se preocupar com fórmulas, cálculos e arranjos. 
 
 
 
 Além disso, se toda vez eu olha o gabarito antes de resolver, como "todos fazem", vou fazer de tudo para chegar a um resultado, tal como fazem os professores. Sendo que cada um explica do seu jeito.
 
 
 
 Quem não olha o gabarito e tenta resolver é que pode entender o que digo. 
 
 Desde quando raciocinar é só fórmulas e cálculos? 
 
 
 
 Posso errar tudo em Raciocínio Lógico, mas gabarito em todas as outras questões. Minha conclusão: Raciocínio Lógico é para idiotizar os que ficam impressionados com essa matéria. Não serve para mais nada na vida pública, depois da posse.
 
 
- 
                                Gabriel Silva, concordo demais com vc! Também detesto fórmulas, pois de tempos em tempos é preciso relembrá-las pra poder resolver, ao passo que, se vc aprender a pensar logicamente, é possível resolver mais rápido em sem decorar nada. Ai está a diferença entre aprender e decorar! 
- 
                                Fiz por arranjo e deu certo. Cheguei ao resultado mais fácil. Mas, ainda estou com dúvida: como saber se este problema é de arranjo ou combinação???? 
A= 6!/(6-2)!=30
A=5!/(5-2)!=20
A=8!/(8-2)!=56
30*20*56=33600.
                            
- 
                                Pessoal, resolvi conforme o colega Júlio Cesar. Porém o que definiu se a questão tratava-se de arranjo ou combinação foi a expressão final: " sortear aleatoriamente". Note que se a questão afirmasse: " escolher um dos candidatos para formar a comissão, grupo etc" seria uma questão de combinação. A sutileza da questão está em sortear de forma aleatória.   
- 
                                Arranjo: A(5,2)= 5!/3! = 20 A(6,2)= 6!/4! = 30 A(8,2)= 8!/6! = 56 20 x 30 x 56 = 33600 P.F.C. Cada numero ao lado representa a quantidade de possibilidades T = TELECOMUNICAÇÇOES I=INFORMATICA M=MECATRONICA T5 T4 I6 I5 M8 M7 5X4X6X5X8X7= 33600 
- 
                                a questão é meio esquisita. inicialmente, achei que seria uma sequência de 6 reuniões individuais. o que o gabarito aponta é uma única reunião coletiva com 6 dos coordenadores.
 
 no meu raciocínio inicial, deveria ser 5.4/2 . 6.5/2 . 8.7/2 . 6! o que dá uma resposta 90 vezes maior.
 
- 
                                QUESTÃO ESQUISITA : ( Ela pede "De quantas maneiras diferentes pode ser definida a SEQUÊNCIA )   Assim como alguns colegas falaram  ... a parte inicial dessa questão seria isso :   A=5!/(5-2)!=20   A= 6!/(6-2)!=30    A=8!/(8-2)!=56   20 x 30 x 56 = 33.600       PORÉM ..................> existem as seguintes formas de ordem entre as reuniões (Permutação de 3 = 3! = 6) possibilidade de ordens entre as Matérias : 1- Telecomunicações . Informática . Mecatrônica (T I M) 2- T M I 3- M T I 4- M I T 5 -I T M 6- I M T LOGO, todas as  33.600  possibilidades ainda podem ser multiplicadas por 6 = 201.600//   Questão Anulável ! A meu ver , claro !