SóProvas


ID
1701832
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mulheres cuidam mais da saúde do que homens 
    Segundo pesquisa, 71,2% dos entrevistados pelo IBGE haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez no último ano. Entre elas, o índice foi de 78% - contra 63,9% deles.
    As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e o IBGE. A publicação revelou que 71,2% dos entrevistados haviam se consultado pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens.
    Elas também são mais aplicadas nos cuidados com os dentes: 47,3% das brasileiras disseram terem ido ao dentista uma vez nos 12 meses anteriores, ante 41,3% dos homens. A diferença também aparece na questão da higiene bucal: 91,5% do público feminino pesquisado respondeu que escova os dentes duas vezes ao dia, ao passo que a taxa foi de 86,5% no masculino.
    A pesquisa também investigou o atendimento nos serviços de saúde, público e privado. De acordo com os resultados, 71% da população brasileira procura estabelecimentos públicos de saúde para atendimento. Destes, 47,9% afirmaram que utilizam as Unidades Básicas de Saúde como principal porta de entrada para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
    Além disso, o levantamento mostrou ainda que os serviços públicos mais procurados depois das Unidades Básicas de Saúde são os de emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento Público - com 11,3% da população - e hospitais e serviços especializados como ambulatórios, com 10,1% da população. Já os consultórios e clínicas particulares atraem 20,6% dos brasileiros e as 
emergências privadas são procuradas por 4,9% deles.
    A Pesquisa Nacional de Saúde coletou informações em 64 000 residências brasileiras em 1 600 municípios entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014.
(Com Estadão Conteúdo) Adaptado de: < http://veja.abril.com.br/noticia/ saude/mulheres-cuidam-mais-da-saude-do-que-homens> Acesso em 06 jun. 2015.

No excerto “Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens.”, a expressão em destaque exerce a função de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

     o índice foi de 78% = SUJEITO DO VERBO FOI

     

  • a)

    sujeito.

  • CUIDADO COM FRASES EM QUE O SUJEITO ENCONTRA-SE DESLOCADO!!!

     

    GABARITO LETRA "A"

  • Diante de verbos pessoais só perguntar para o verbo: quem? ou o quê? 

    No caso,

    O QUÊ foi de 78%, contra 63,9% dos homens????? R: O índice (sujeito simples e expresso).

    PMTO#

    Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

  • Parabéns pelo foco  Renato Ribeiro, estamos aí na batalha ! PMTO !!

  • A frase está na ordem indireta, na ordem direta fica assim. 

     

     O índice foi de 78% entre as mulheres, contra 63,9% dos homens. Logo O indice é sujeito

  • Para os não-assinantes:

     

     

     O índice foi de 78% entre as mulheres, contra 63,9% dos homens.

  • GABARITO A

     

    “Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens.”

         

    Colocando na forma direta para ficar mais fácil a visualização: “O índice entre as mulheres foi de 78%, contra 63,9% dos homens.”

     

        Prontinho, agora vamos fazer a pergunta para achar nosso SUJEITO:

               O que entre as mulheres foi de 78% contra 69,9% dos homens?  O ÍNDICE

     

    Logo, "O índice" será nosso SUJEITO.

     

    Bons estudos.