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ID
1703629
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere a opção de utilizar a família de notações gráficas da UML para ajudar a descrever o projeto de um sistema de software.

Os diagramas mais adequados para descrever como grupos de objetos colaboram em algum comportamento, os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles e o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico são, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • Os diagramas mais adequados para descrever:
    1 - como grupos de objetos colaboram em algum comportamento – O diagrama de sequência mostra as
    interações entre diferentes objetos na execução de uma operação, destacando a ordem em que as ações
    ocorrem em um intervalo de tempo.
    2 - os tipos de objetos com os relacionamentos estáticos existentes entre eles – o diagrama de classes
    apresenta o conjunto das classes e o grau de relacionamento entre elas, além de seus atributos e
    métodos. Promovem uma visão estática da estrutura de um sistema, e por isso, são usadas na modelagem
    conceitual.
    3 - o comportamento do ciclo de vida de um objeto específico – o diagrama de máquina de estados (ou
    diagrama de transição de estados) detalha os diferentes estados que um objeto pode passar, tomando
    como base um processo dentro do sistema que se está considerando.
    Resposta: B.

    Curso de Informática do Estratégia Concursos: Fernando Mesquita, Victor Dalton
     

  • b-

    Os Diagramas de Interação são: Diagrama de Sequência, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Tempo e Diagrama de Visão Geral.
    Modelam aspectos dinâmicos do sistema -situações de mudanças no tempo.


    DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA- Detalha a sequência com atores e objetos e troca de mensagens. É feito do diagrama de casos de uso. Ordena mensagens no tempo.

     

    DIAGRAMA DE CLASSES- mais utilizado e detalhado, pois mostra classes, interfaces, colaborações e relacionamentos. Sua utilização inícia desde o momento da análise até o detalhamento da especificação.


    É este diagrama que se aproxima mais da realidade de um código de programa, pois mostra conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes, utilizado em aplicações orientadas a objetos

  • Aí fica difícil, objetos com os relacionamentos estáticos existente entre eles?

    Para mim é diagrama de objetos.