-
OLÁ PESSOAL!!!!!!
VISTO QUE / POR ISSO / UMA VEZ QUE / PORQUE = CONJUNÇÃO COM VALOR CAUSAL
O POUPADOR BRASILEIRO É CARENTE DE ATREVIMENTO, VISTO QUE(OU PORQUE) ESPECIALISTAS SABEM QUE A PLENA INCLINAÇÃO À RENDA VARIÁVEL CONTINUA RESTRITA... ERRADA.
PORTANTO / LOGO / POR CONSEGUINTE = CONJUNÇÃO CONCLUSIVA.
O POUPADOR BRASILEIRO É CARENTE DE ATREVIMENTO, PORTANTO(OU LOGO) ESPECIALISTAS SABEM QUE A PLENA INCLINAÇÃO À RENDA VARÍAVEL CONTINUA RESTRITA...CERTA
OU
AS DUAS ORAÇÕES APRESENTAM O MESMO NÍVEL SÍNTATICO, OU SEJA, SÃO INDEPENDENTES POR ISSO TEM DE SER LIGADA POR UMA CONJUNÇÃO COORDENATIVA , ´´PORTANTO´´ É A MAIS APROPRIADA PARA ESSA RELAÇÃO.
-
Comentário objetivo:
Questão que busca verificar se o candidato tem conhecimento de conjunções. Vamos à frase:
Ao mesmo tempo, especialistas sabem que a plena inclinação à renda variável continua restrita (conclusão), pois o poupador brasileiro é carente de atrevimento (causa).
A conjunção apresentada é uma conjunção causal, pois uma causa em relação a outra oração. No caso em questão, temos que "o poupador brasileiro ser carente de atrevimento" é a causa de "especialistas saberem que a plena inclinação à renda variável continua restrita".
Assim, invertendo-se a oração, apresentando-a conforme pede o enunciado, mantemos a mesma relação causa-efeito acima excplicitada. No entanto, o fato de ter procedido a tal inversão torna necessário utilizar-mos uma conjunção conclusiva para manter essa mesma relação. Pelas opções apresentadas, a única que apresenta tal sentido é a conjunção "portanto".
No caso, teríamos:
O poupador brasileiro é carente de atrevimento (causa), portanto os especialistas sabem que a plena inclinação à renda variável continua restrita (conclusão).
-
fiquei na dúvida nesta questão. No meu material des estudo "por isso e portanto" são conjunções conclusivas. Resolvi pesquisar na Internet e achei a conjunção "por isso" como conjunção coordenada conclusiva e NÃO como conjunção subordinada causal.
Como conjunção subordinada causal encontrei: POR ISSO QUE.
bons estudos.
-
Amigos ! resolvi essa por eliminação
Visto que - causal
por isso - causal
uma vez que - causal
dado que - mesmo valor semântico que visto que - causal
Só sobrou letra b)
portanto - conclusiva
-
Quando existe uma relação causa / efeito entre orações, se o conectivo estiver na oração causa, ele será causal; estando na oração efeito, ele será consecutivo, indicando uma consequência, não uma conclusão.
Fez tanto calor / que choveu. (efeito)
Choveu / porque fez tanto calor. (causa)
Como não há uma relação de causa/efeito no período apresentado, o conectivo utilizado deverá ser o conclusivo, visto que todos os outros são causais/explicativos.
[]s
-
a conjunção "por isso" também pode ser usada como conclusiva além de causal, o que torna o gabarito dessa questão questionável.
-
Resposta LETRA B
conjunção coordenativa Conclusiva - Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex.: Ele bebeu bem mais do que poderia; logo, ficou embriagado.
-
Gente,
O que é conjunção causal é o por isso que e não o por isso. Esse último é conclusivo.