SóProvas


ID
1704862
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A esquistossomose está entre as poucas doenças parasitárias cuja distribuição e prevalência, em escala mundial, continuam a crescer. A razão está na promoção do desenvolvimento de novos e maiores focos de transmissão, pelo próprio ser humano, alavancados pelo progresso da técnico, econômico e o crescimento da agricultura. Em linhas gerais, a estratégia básica a utilizar para o controle ou a eliminação da esquistossomose consiste em: reduzir consideravelmente ou impedir a transmissão do parasitismo, mediante o uso de moluscidas, obras de engenharia, educação sanitária, etc; e tratar a população parasitada para reduzir as fontes de infecção. Vários obstáculos impedem uma rápida extinção das fontes de infecção, dentre os quais podemos citar:

Alternativas
Comentários
  • Não entendi

  • Nem eu

  • Kato-Katz é um método laboratorial, utilizado como padrão ouro para o diagnóstico da esquistossomose, pelo alto grau de sensibilidade para esse parasita. Basicamente, é um método quantitativo, que calcula a quantidade de ovos eliminados pelas fezes. Apesar de ser um forma diagnosticar o indivíduo parasitado, o que impedem uma rápida extinção das fontes de infecção não são o diagnóstico e sim o trabalho em torno do individuo contaminado (tratamento, educação sanitária, evitar contaminação ambiental.....). Se nao me engano, o niridazol é uma droga esquistossomicida, usada no tto do doente, se trata o doente, é uma forma de extinguir o foco (quebra do ciclo).

  • O Kato-Katz não é um obstáculo para a eliminação da esquistossomose, mas sim a falta de um método diagnóstico mais sensível. Questão passível de recurso!