SóProvas


ID
1707871
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Mioto (2009) julgue as afirmativas sobre os estudos socioeconômicos:

I - Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso.

II - Os estudos sociais se realizam, via de regra, a partir de demandas de um determinado sujeito que chega a um programa ou serviço. Eles devem contemplar o conhecimento da situação em que o sujeito demandante está implicado e de suas condições de vida. Devem reconstruir processos sociais geradores de tal situação tendo em consideração o conjunto de relações e determinações sociais para permitir um conhecimento mais amplo e profundo e uma interpretação crítica da situação.

III - Os estudos socioeconômicos/estudos sociais, como toda ação profissional, consistem num conjunto de procedimentos, atos, atividades realizados de forma responsável e consciente. Contêm tanto uma dimensão operativa quanto uma dimensão ética e expressa, no momento em que se realiza a apropriação pelos assistentes sociais dos fundamentos teórico-metodológico e ético-políticos da profissão em determinado momento histórico.

IV - Operacionalmente, os estudos socioeconômicos/estudo social podem ser definidos como o processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Livro "Serviço Social. Direitos e Competências Profissionais, do CFESS, 2009. Texto: Mioto (2009) - "Estudos Socioeconômicos". 

    A banca, literalmente, pegou trechos do texto e montou a questão. 
    No texto, aparecem nessa ordem:
    I - Note que o texto indica "o período da consolidação" do Serviço Social, ou seja, isso foi anterior ao Movimento de Reconceituação da Profissão. Trata-se dos parâmetros do início da profissão! Quanto a isso, sabemos que antigamente, as pessoas eram tratadas como clientes, via-se a desigualdade social como um fator natural do mundo, relacionando a correção do problema ao tratamento da personalidade do indivíduo juntamente com o seu ambiente e condições visíveis. Fazia-se, neste período, um "estudo social de caso", depois um "diagnóstico do caso" e por fim um "tratamento", baseado em uma lógica positivista/funcionalista, dando aos problemas sociais um "tratamento imediato".
    Porém, quando a profissão passa por um redimensionamento,baseada na Teoria Social Crítica de Marx, os aspectos do "Serviço Social de Caso" são repensados. Com isso, os estudos socioeconômicos, chamados agora mais comumente de "Estudos Sociais", ganham novas perspectivas: não se vê mais as necessidades sociais como problema individual. Foca-se nas expressões da questão social e não na personalidade do indivíduo. Incorpora-se um novo compromisso ético com a transformação social, enfim... uma nova perspectiva crítica, uma "perspectiva de totalidade", que busca conhecer com profundidade determinação situação.
    III-Nesse trecho, a autora define o que são os estudos sociais e demonstra que a ação profissional se utiliza dessas três dimensões: técnica-operativa, teórica-metodológica e ética-política. Essas três apresentam aspectos diferentes, mas que se complementam, caracterizando o agir profissional.
    IV -Define Estudo Social. Acrescenta-se que: Sua finalidade imediata é EMITIR um parecer. E com esse parecer(documento), ELABORA-SE um relatório (ou laudo social) que pode-se dizer que é o resultado final de um estudo social (perícia social).
    II - A autora afirma: "O conhecimento dos sujeitos envolvidos nos estudos implica adotar posturas profissionais, formas de abordagens e instrumentos que estruturem a ação profissional.". É basicamente isso que ela quis dizer com esse trecho do ítem II: que para a realização de um estudo social, o Assistente Social precisa levar em consideração os aspectos que compõem aquele cenário, as relações que existem, se há ou não um sistema de proteção que já atua ou se ausenta da vida daquele indivíduo e outros diversos aspectos que compõem o pano de fundo. o Exemplo que ela dá no texto é a estrutura familiar (que pode envolver parentesco ou não, afetos com outras pessoas importantes no processo, o domicílio, e principalmente o conceito de família que se utilizará para fazer tal estudo). É preciso clareza teórica e compreensão para que a perspectiva de totalidade não se perca no estudo.
  • Gabarito: E - todas corretas


    Estudo social: 

    -sistematização, aprimoramento p/ intervenção.

    -enfrentar QS/ exercício projeto ético-politico.

    -desde anos 40 (judiciárioPaulista)

    -subsidiar decisão de benefícios, viabilizar direitos...

    -meios de viabilizar às demandas -> processos sociais

    -instrumento conhecer REALIDADE, TOTALIDADE, de forma profunda e crítica



    Lembrem-se da regrinhas:


    AS faz perícia -> ESTUDO SOCIAL =>  faz PARECER SOCIAL => emite Laudo/Parecer



  • Os estudos socioeconômicos na trajetória do Serviço Social brasileiro tiveram um grande desenvolvimento técnico no período da consolidação da profissão, através da apropriação do marco conceitual do Serviço Social americano e particularmente do Método do Serviço Social de Caso. De acordo com Nicholds (1969), tinha como objetivo realizar o ajustamento dos indivíduos a seu meio, cooperando com eles a fim de beneficiá-los e também a sociedade em geral. Enquanto “método de tratamento”, incluía a necessidade de diminuir ou resolver o problema trazido pelos “clientes” e, se possível, modificar as dificuldades e complicações fundamentais. Esse “método” previa que, quando um “cliente” pedia auxílio, era necessária a realização do estudo social de caso, numa primeira etapa, posteriormente o diagnóstico e por último o tratamento. (Mioto)