-
A história é o seguinte: a Fepese fumou crack.
Consultei o livro da Andreia Ribas e do Cassiono Salim e das 10 Teorias Motivacionais abarcadas pela obra nenhuma fala da Teoria Z. Conheço esta, porém dentro da abordagem moderna da Administração Geral. A Teoria Z pode ser uma ferramenta que colabora para a motivação do funcionário, porém a doutrina não a consagra como Teoria Motivacional.
-
Vanessa, tal como a Teoria X e Y de McGregor, a Teoria Z é uma abordagem de Motivação, não uma teoria.
Teoria Z
- filosofia Japonesa;
- emprego no longo prazo;
- movimentação em cargos laterais;
- planejamento e desenvolvimento da carreira;
- participação e consenso dos funcionários no processo decisório.
-
Complementando...
Teoria Z (William Ouchi)
[...] Ela não é uma teoria motivacional, mas uma variante da teoria Y de MacGregor, pois traz a ideia de que os trabalhodores têm grau de envolvimento similar ao dos gestores quando existe um sistema de recompensas e inventivos eficaz.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.
-
TEORIA Z
Antes da sua morte, McGregor estava a desenvolver a teoria Z, que sintetizava as teorias X e Y nos seguintes princípios
- emprego para a vida
- preocupação com os empregados
- controlo informal
- decisões tomadas por consenso
- boa transmissão de informações do topo para os níveis mais baixos da hierarquia
William Ouchi apresenta um conjunto de idéias, experiências e princípios extraídos do estilo japonês de administração, concentrado em três instituições tradicionais e milenares, a saber:
- Emprego vitalício
O Japonês ingressa no emprego logo após seus estudos e tende a nele permanecer a vida toda
- Remuneração por antigüidade.
São remunerações anuais constituídas de gratificações concedidas duas ou três vezes por ano e que guarda certa relação com desenvolvimento econômico da empresa
- Sindicato por empresa.
O sindicalismo por empresa é o caminho que os trabalhadores japoneses escolheram para responder ás necessidades da situação trabalhista pós-guerra, a relação japonesa entre patrão e empregado, particularmente com o sistema de antigüidade, é o apoio mais importante para este sindicalismo por empresa no Japão.
Ouchi fez uma conclusão da sua teoria á qual deu o nome de Sociedade ,que é a busca de um consenso entre os diversos setores que atuam na economia de um pais, em lugar de um sistema de planejamento altamente especializado; que tenha espaço para a livre iniciativa em um regime de livre concorrência e a possibilidade de se desenvolver um verdadeiro trabalho em equipe entre as pessoas de setores concorrente ou complementares, entre estas e a comunidade financeira ou entre toda a comunidade empresarial e o governo.
Na sociedade M manifesta que para ser bem sucedido, é indispensável um balanceamento entre o trabalho de equipe e os esforços individuais.
Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/teoria-x-y-e-z/29173/
-
é interessante eu ter um material excelente, ter estudado pelo estratégia, EVP, feito milhões de questões...e nunca ter ouvido falar da teoria Z.