SóProvas


ID
1710589
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. Sobre planejamento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização.

    1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior.

    2. Estabelecimento conjunto de objetivos para cada departamento ou posição.

    3. Interligação dos objetivos departamentais

    .4. Elaboração de planos táticos e operacionais, com ênfase na mensuração e no controle.

    5. Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.

    6. Participação atuante de chefia.

    7. Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.

    8. Motivação dos trabalhadores de sua empresa "

    https://goo.gl/gJfNBF


  • A) ERRADA


    o planejamento por si só NÃO GARANTE o alcance de resultados



    B) CERTA



    C) ERRADA


    Em minha opinião, na APO os incentivos como aumentos salariais, promoções etc não são feitos com base no monitoramento do progresso, mas sim com base no cumprimento dos objetivos e alcance dos resultados.



    D) ERRADA

    Inverteu-se os conceitos de plano tático e plano estratégico. 



    E) ERRADA 


    Os objetivos na APO não são definidos de baixo para cima (do topo para a base).


    "A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade" - Chiavenato - Intro a TGA, 7a edição, pag 228

  • A - ERRADO - O AMBIENTE VIVE EM CONSTANTES MUDANÇAS, LOGO O PLANEJAMENTO É UM PROCESSO, EMBORA PERMANEMTE, DINÂMICO, ADAPTATIVO E FLEXÍVEL. GOZA, PORTANTO, DE INCERTEZA E IMPREVISIBILIDADE, EM SEU NÍVEL ESTRATÉGICO.

     

    B - CORRETO - O PLANEJAMENTO É A VERTENTE (rumo) DOS OBJETIVOS DA ORGANIZAÇÃO. É POSSÍVEL TOMAR VÁRIOS CAMINHOS PARA CHEGAR AO RESULTANDO DESEJADO (objetivo). OBVIAMENTE ESTE OBJETIVO DEVE SER POSSÍVEL.

     

    C - ERRADO - APÓS O MONITORAMENTO, VEM A AVALIAÇÃO DOS OBJETIVOS COM O RESULTADO PARA, A PARTIR DAÍ, GARANTIR A MOTIVAÇÃO DO GERENTE, COMO PROMOÇÕES, AUMENTOS SALARIAIS E RECOMPENSAS.

     

    D - ERRADO - A VISÃO HOLÍSTICA, TOTAL, GLOBAL E DE LONGO PRAZO DO PLANEJAMENTO ESTÁ DENTRO DO NÍVEL ESTRATÉGICO, E NÃO DO NÍVEL TÁTICO.

     

    E - ERRADO - A APO FUNCIONA HOJE COM UMA ABORDAGEM AMIGÁVEL, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DO GERENTE COM O SUBORDINADO. OU SEJA, ATUAÇÃO CONJUNTA DO TOPO COM A BASE DA ESTRUTURA.

     

     

    GABARITO ''B''

  • PRINCÍPIO ESPECÍFICO

    Planejamento Integrado: os planejamentos dos vários escalões das organizações devem ser integrados, nos níveis estratégico (longo prazo), tático (médico prazo) e operacional (curto prazo);

     

    Planejamento Estratégico: ele é projetado para o longo prazo; envolve a organização como um todo; é definido pela cúpula organizacional; é voltado para a eficácia e efetividade; é voltado para as relações com os clientes.

     

    Planejamento Tático: é voltado para o médio prazo; envolve cada departamento de maneira específica; é conduzido pelo nível intermediário; é voltado para a integração de atividades de cada área.

     

    Planejamento Operacional: é voltado para o curto prazo; envolve cada tarefa ou atividade isoladamente; é voltado para a eficiência.

  • Objetivos atuem??

    O certo não é para o alcance?

  • Torne seus objetivos SMART

    Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos:

    S (Específico),

    M (Mensurável),

    A (Atingível),

    R (Relevante) e

    T (Temporal).

  • planejamento sempre tem que ser alcançável