.1 O diagrama espinha de peixe
Um diagrama espinha de peixe (também conhecido como diagrama Ishikawa ou de causa-efeito) é usado para identificar e organizar as causas possíveis de um problema. Essa ferramenta ajuda a dar foco na causa de um problema versus sua solução e organiza as ideias para análise futura. O diagrama serve como um mapa descrevendo os relacionamentos causa-efeito possíveis. Os passos para desenvolver um diagrama de causa-efeito são:
▶▶ Utilizar brainstorming em busca de categorias e causas potenciais do problema e
capturá-las sob as categorias apropriadas.
▶▶ Utilizar brainstorming em busca de soluções potenciais, uma vez identificada a
causa real.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que ajuda a levantar as causas-raízes de um problema, analisando todos os fatores que envolvem a execução do processo.
Criado na década de 60, por Kaoru Ishikawa, o diagrama leva em conta todos os aspectos que podem ter levado à ocorrência do problema, dessa forma, ao utilizá-lo, as chances de que algum detalhe seja esquecido diminuem consideravelmente.
Na metodologia, todo problema tem causas específicas, e essas causas devem ser analisadas e testadas, uma a uma, a fim de comprovar qual delas está realmente causando o efeito (problema) que se quer eliminar. Eliminado as causas, elimina-se o problema.
O Diagrama Ishikawa é uma ferramenta prática, muito utilizada para realizar a análise das causas-raízes em avaliações de não conformidades, como apresentado no exemplo abaixo.