SóProvas


ID
1714600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de ferramentas e técnicas de gestão estratégica e de qualidade, julgue o próximo item. 

Considere que ao se realizar uma análise de problemas tenha sido identificado que os atrasos nas entregas, os erros nos produtos, as falhas na documentação e as cobranças atrasadas representavam, respectivamente, 5, 20, 120 e 5 das ocorrências. Nessa situação, interpretando-se os dados colhidos pelo Princípio de Pareto, pode-se constatar que devem ser abordadas, conjuntamente e em primeira prioridade, as falhas na documentação e os erros nos produtos.


Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar porque isso está errado? Deveria ter sido abordado as falhas na documentação isoladamente, é isso?

  • Em primeira prioridade sim. 20% das causas gerando 80% dos problemas. Após a resolução dos 20% (falhas na documentação - 1ª prioridade), parte-se para os demais.

  • Segundo o English Wikipedia, o Princípio de Pareto prega que, na Engenharia de Software, 20% do código é a causa de 80% do erros apresentados em uma aplicação. Se atacamos esses 20%, estaremos indiretamente resolvendo 80% dos problemas.

    O texto do CESPE relata 4 problemas:

    - Atrasos nas entregas

    - Os erros nos produtos

    - As falhas na documentação

    - As cobranças atrasadas

    Identifico que atrasos nas entregas, erros nos produtos e cobranças atrasadas são reflexos das falhas na documentação, que ocasionaram a codificação equivocada e, consequentemente, os 3 problemas relatados.

    Dessa forma, recomenda-se tratar, de acordo com o Princípio de Pareto, as falhas na documentação para produzir o efeito colateral positivo de minimização ou total correção dos demais.

  • Na minha humilde opinião o erro etária em colocar falha na documentação e erro de produto, quando deveria ser abordado primeiro só a falha de documentação ( 80% os problemas advém dela) . Erro de produto 13%, atraso de entrega e cobrança 3,33%...

  • O erro está em afirmar que as falhas na documentação e os erros nos produtos devem ser analisados conjuntamente

    No. total ocorrências = 150

    No. de falhas na documentação = 120 (120/150 = 80%) - deve ser analisado em primeira prioridade

    No. de erros nos produtos = 20 (20/150 = 13,33%)