SóProvas


ID
1714606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de ferramentas e técnicas de gestão estratégica e de qualidade, julgue o próximo item. 

9 No uso de uma matriz SWOT, entre os pontos fortes (strengths) de uma organização, incluem-se a certificação e a diferenciação dos produtos da empresa.


Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro da questão?

  • GAB. ERRADO

     

    Acho que o erro está em dizer que são pontos fortes. Acredito que certificação e a diferenciação dos produtos são oportunidades de uma organização.

     

    Veja os conceitos se acordo com Chiavenato

     

    PONTOS FORTES: são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser levados em conta na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.

    Strengths - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.

     

    OPORTUNIDADES: são novas formas de fazer ou de economizar, que, aliadas aos pontos fortes internos, impactam positivamente - na qualidade, tempo ou custo - da produção de bens/ prestação de serviços.

    Opportunities - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.

     

    CONCLUSÃO: se for este o erro ele é bem sútil. Assim como esta, outras várias questões do Cespe, sobre o assunto, carecem de contexto e fica difícil ''adivinhar'' o que o examinador está cobrando.

     

     

  • Pontos fortes e pontos fracos são INTERNOS à organização, acho que a questão estaria errada caso certificação e a diferenciação dos produtos da empresa fossem OPORTUNIDADES(fatores EXTERNOS À ORGANIZAÇÃO), que no meu jugamento não são, pois a própria questão deixa claro que certificação e a diferenciação dos produtos são DA EMPRESA(interpretei como fatores internos).

  • Gabarito: ERRADA

    _____________

    Encontrei na internet dois trabalhos que apresentam um gráfico dizendo que "Certificação e diferenciação dos produtos" são oportunidades. Eu desconhecia isso. Eu errei a questão por imaginar que eram forças.

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/34280/1/PhD_%C3%82ngela%20Augusta%20de%20S%C3%A1%20Ferreira_2013.pdf

    http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/1304/1/2010_Livro%20projecto%20peras_Cap_3.pdf

  •  No uso de uma matriz SWOT, entre os pontos fortes (strengths) de uma organização, incluem-se a certificação e a diferenciação dos produtos da empresa. Resposta: Errado.

    A empresa consegue a certificação por intermédio de testes realizados por outra organização, a exemplo da Fundação Nacional da Qualidade. Portanto, fora da organização (Oportunidade).

  • Como que acerta isso minha gente?????

  • ERRADO

    A certificação (de qualidade), via de regra, é dada por um(a) órgão/entidade externo(a) a(à) Organização. Ou seja, é uma variável relativamente incontrolável e imprevisível pela própria organização, características estas que estão presentes nas Oportunidades e Ameaças (externalidades) da matriz SWOT.

    Espero ter ajudado.

  • Gabarito: ERRADO

    Se a empresa já está certificada, ela tem a certificação como ponto forte. Embora a banca coloca como gabarito : errado.

    Os colegas que colocaram a certificação se tratar de oportunidade, pelo fato, de ser uma entidade externa que certifica, concordo. Porém, a questão é clara:

    entre os pontos fortes (strengths) de uma organização, incluem-se a certificação e a diferenciação dos produtos da empresa.

  • Eu raciocinei dessa forma: Pontos fortes ou fracos VARIAM de empresa pra empresa. O que é forte pra um pode não ser pra outro. Exp. De que adianta uma cafeteria ter diferenciação de produtos (café com menta, com chocolate, com avelã) se o que ela mais vende (90%) for café tradicional. Para essa cafeteria, a diferenciação é oportunidade, mas não necessariamente ponto forte. A certificação é a mesma coisa, pois se o cliente não ver a certificação como valor, não será ponto forte mas apenas oportunidade. PONTO FORTES E PONTOS FRACOS não são únicos e válidos universalmente.

  • Ok, gravei que para o Cebraspe certificação e diferenciação são exemplos de OPORTUNIDADES e devemos marcar assim em qualquer prova. De resto, continuo discordando. rsrs

  • Discordo! Acredito que deveriam anular a questão.

    A cerificação é uma oportunidade para empresa quando ela ainda não é certificada! Quando a empresa já conseguiu a certificação isso passa a ser um ponto FORTE!

    A questão não permite saber se a empresa está em busca da certificação ou se já é certificada.

  • Pense ai!!!!

    Quais os objetivos de uma certificação?

    Ser destaque no mercado (clientes externos)

    Ser mais competitivo (Concorrentes externos)

    Uma empresa não se certifica pra dentro, mas para fora.