SóProvas


ID
1714618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ainda com relação a ferramentas e técnicas de gestão estratégica e de qualidade, julgue o item subsequente. 

O benchmarking é um recurso indicado às empresas na avaliação dos investimentos em sua infraestrutura de tecnologia da informação.


Alternativas
Comentários
  • Esse CESPE ficou doido...

    benchmarking: processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.

  • Comentários: Segundo Chiavenato, “o benchmarking encoraja as organizações a pesquisar os fatores-chave que influenciam a produtividade e a qualidade. Essa visualização pode ser aplicada a qualquer função - como produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição etc. - o que produz melhores resultados quando implementado na empresa como um todo”.

    Gabarito: C

  • A questão está perfeita! 

    Em um primeiro momento, nos vemos compelidos a associar a explicação à definição mas estamos falando dos benefícios de se aplicar o Benchmarking e esse é o caso, sem dúvida.

  • Errei pq imaginei que para isso o indicado era o ROI

  • O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006). 

    Nesse sentido, se tenho uma empresa e desejo avaliar meus investimentos em infraestrutura de tecnologia da informação, o benchmarking é uma ótima técnica, pois irei -IDENTIFICAR (o padrão de excelência dos beanchmarks -empresas TOPS-); -COPIAR -COMPARAR para -ULTRAPASSAR.


    Investindo, assim, da melhor forma, nas melhores tecnologias.

  • A ferramenta benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados pelos seus concorrentes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse.

    O Benchmarking é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, no qual uma organização realiza comparações de seus produtos, processos e práticas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, com os propósitos de aprimoramento organizacional e de alcance de superioridade competitiva.

    A filosofia do benchmarking consiste em estabelecer uma base de melhoria que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.

    Os principais benefícios do Benchmarking são:

    ✔ Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;

    ✔ Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;

    ✔ Melhora da comunicação empresarial;

    ✔ Profissionalização dos processos da empresa;

    ✔ Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;

    ✔ Diminuição do número de erros;

    ✔ Redução de custos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC Vol. 03 (Adm. Geral)

  • Questão anulada. Justificativa da banca: Os recursos de uma empresa podem ser classificados em recursos financeiros, recursos físicos, recursos individuais ou humanos, e recursos organizacionais.

    Pegadinha! Mas é para é ficar esperto porque essa é uma típica questão que o Cespe poderia ter anulado por causa de uma palavrinha.

  • Gab: CERTO

    É certo porque o Benchmarking compara a estratégia de uma empresa com outras organizações, melhora e inova. Aplica essas novas técnicas à sua realidade fomentando a qualidade.

    Erros, mandem mensagem :)