SóProvas


ID
1715461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base no disposto na Lei n.º 9.784/1999, assinale a opção correta acerca dos processos administrativos no âmbito federal.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    a) Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.


    b) Certo. L9784, Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

    § 1o Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.


    c) Art. 51, § 2o A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o interesse público assim o exige.


    d) Art. 2º, Paragrafo unico, III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;


    e) Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

  • ALTERNATIVA A) ERRADA.

    Art. 66 da Lei 9.784/99. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

    Se ligue no movimento!

    comEço-> Exclui

    vencImento-> Inclui

    ALTERNATIVA B) CERTA.

    Art. 42, § 1o da Lei 9784/99. § 1o Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

    ALTERNATIVA C) ERRADA.

    Art. 51, 2o, da Lei 9784/99. A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o interesse público assim o exige.

    ALTERNATIVA D) ERRADA. 

    Art. 2º da  Lei 9784/99. Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:  III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades

    ALTERNATIVA E) ERRADA

    Art. 30 da Lei 9784/99. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

  • Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

      § 1o Se um parecer OBRIGATÓRIO E VINCULANTE deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

      § 2o Se um parecer OBRIGATÓRIO E NÃO VINCULANTE deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poderá ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuízo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento.


     

  • Questão Killer kkkkkk

    ERREI coloquei D


  • Art. 30. São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos.

  • Para mim a questão não possui gabarito.

    "No caso de ser obrigatória a emissão de parecer vinculante, não sendo ele emitido no prazo de quinze dias, o processo não terá seguimento até a apresentação desse parecer,..." Até aqui tudo bem...

    "...salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo."


    A questão está dizendo que no caso ressalvado (norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo) o processo terá seguimento mesmo sem o parecer vinculante.

    Alguém?

  • SE DEIXAR DE SER EMITIDO NO PRAZO, UM : (ART. 42§ 1 , 2 Lei 9784)


    PARECER OBRIGATÓRIO E NÃO VINCULANTE  : o processo poderá ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuízo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento.



    PARECER OBRIGATÓRIO E VINCULANTE           : o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.



    GABARITO 'B"
  • Questão bem detalhista, vamos lá:

    A) Errada, o prazo começa a partir da data da cientificação oficial, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.

    B) Certa.

    C) Errada, se desistir, o processo seguirá normalmente.

    D) Errada, estaria certo se trocar subjetividade por objetividade. Sacanagem. Eu marcaria essa na hora da prova.

    E) Errada, não pode ter provas ilícitas.

  • Façam o curso da Lei 9784 com  WERYC  LIMA no canal do you tube UNIVERSO ESTUDANTIL,  são 6 aulas mas muito boas. VAle a pena.

  • EU FIZ PATRICIA E VALEU A PENA DEMAIS.... TIPO CLAREIA A MENTE DA GENTE PRA DIVERSOS ASSSUNTOS

  • ART. 42 E PARAGRAFOS LEIAM.. NOTEM Q PARECER VINCULANTE TEM FORÇA SUSPENSIVA DO PROCESSO.

  • Gabarito - Letra "B"

    Lei 9.784/99, art. 42, § 1° Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

     

    Alguns de nós eram Faca na Caveira!!!

  • Verdade, Rafael Mello. Foi exatamente isso que disse o quesito. Acho que quem formulou essa questão não atentou muito para o Português. Nesse caso, só nos resta escolher a menos errada. Lamentável que isso ocorra.

  • Questão muito boa. Temos o parecer vinculante e o parecer NÃO vinculante. É bom gravar as peculiaridades desses dois...

  • b) Certo.

    L9784, Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias,

    salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

     

    § 1o Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

     

     

  • Cespe bandida vem nim mim

  • Banca mudou TOTALMENTE o que diz a lei ao colocar esse SALVO nesse lugar específico da frase, pois a ressalva é quanto ao PRAZO para o parecer e NÃO quanto à regra de suspender o processo quando obrigatório e vinculante o parecer, aqui NÃO há ressalva, fica suspenso até que seja emitido o parecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    b) Certo.  

    L9784, Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias,salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

     

    § 1o Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

     

  • Com base no disposto na Lei n.º 9.784/1999, assinale a opção correta acerca dos processos administrativos no âmbito federal.

     

    a) - No processo administrativo, os prazos começam a fluir da data da ciência oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e o do vencimento.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 66: "Os prazos começam a correr a partir da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento".

     

    b) - No caso de ser obrigatória a emissão de parecer vinculante, não sendo ele emitido no prazo de quinze dias, o processo não terá seguimento até a apresentação desse parecer, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

     

    Afirmativa CORRETA, nos exatos termos do art. 42, da Lei b9.784/1999: "Art. 42 - Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de 15 (quinze) dias dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de prazo maior".

     

    c) - Caso o interessado desista totalmente de pedido formulado perante a administração, ficará prejudicado o andamento do processo, não sendo possível que a administração determine seu prosseguimento.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 51, §2º, da Lei 9.784/1999: "Art. 51 - §2º. - A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o interesse público assim o exige".

     

    d) - Os critérios que serão observados nos processos administrativos incluem a subjetividade no atendimento do interesse público, que veda a promoção de pessoal, de agentes ou de autoridades.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 2º, parágrafo único, III, da Lei 9.784/1999: "Art. 2º. Parágrafo único - Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes e autoridades".

     

    e) - Devido à informalidade que permeia o processo administrativo, nele as provas ilícitas podem ser aceitas.

     

    Afirmativa INCORRETA, nos exatos termos do art. 30, da Lei 9.784/1999: "Art. 30 - São inadmissíveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilícitos".

     

  • Processo Administrativo

     

    ~> Parecer obrigatório e Vinculante ~> A não emissão obsta o prosseguimento do processo até sua emissão.

    ~> Parecer obrigatório e Não vinculante ~> A não emissão não obsta o prosseguimento.

  • Alternativa B, de acordo com o artigo 42, § 1.º da Lei 9.784/1999:

    Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um órgão consultivo, o parecer deverá ser emitido no prazo máximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo.

    § 1.º Se um parecer obrigatório e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo não terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

  •  

                                  

    Q436169

                                                                                                  PARECER

     

    ·         SUSPENSO -            PARECER       –      OBRIGATÓRIO     +       VINCULANTE  =    (NÃO PROSSEGUIMENTO)

     

    -       Se um parecer OBRIGATÓRIO e VINCULANTE deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo NÃO terá seguimento até a respectiva apresentação, responsabilizando-se quem der causa ao atraso.

     

    ·         DISPENSA    -     PARECER      –        OBRIGATÓRIO   +  NÃO VINCULANTE   =   PROSSEGUIMENTO

     

    -       Se um parecer OBRIGATÓRIO e NÃO VINCULANTE deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poderá ter prosseguimento e ser decidido COM SUA DISPENSA, sem prejuízo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento.

  • Fui pela "menos errada", porque essas exceções contidas na assertiva "b" também são meio duvidosas.

    Como assim, "comprovada necessidade de maior prazo" faz com que o processo prossiga sem parecer vinculante?

    Acho que está meio sem sentido, mas se alguém puder explicar melhor, agradeço muito.

    Obrigado.

  • A "c" é o tipo de alternativa que estaria correta se não houvesse uma mais correta, pois, como regra, a desistência do interessado prejudica o prosseguimento do processo, salvo (exceção) o interesse público exigir a continuação.