SóProvas


ID
1715728
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.

RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.


O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma questão de interpretação de texto, em que se afirma que o sofista Trasímaco entendia a relação entre justiça e ética como uma construção social. Para ele, as pessoas acreditavam no certo ou errado pois foram ensinadas a obedecer as convenções, regras que estipulavam isso. Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.
  • alternativa "d" muito simples, no trecho "por terem sido ensinadas a obedecer".

     

  • as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade...    (D)  

     

  • Resposta D

    Para o pensamento platônico, as noções de justiça e ética estão voltadas para o ensinamento transmitido através da vida em comunidade, já que cada indivíduo é responsável por suas ações para si e para os demais.

     

    http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2015/dia-1/questoes/tras%C3%ADmaco-estava-impaciente-/

  • A questão deixa claro o ponto de vista de Trasímaco no seguinte trecho: " as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade ". Nesse sentindo, fica evidente que nós somos construídos socialmente, onde nosso ideias de "certo" ou "errado" são anteriores a nós, o que fazemos é absorve-lás.

  • ''No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas.''

  • Os sofistas acreditavam que a verdade é relativa, ao contrário dos filósofos daTradição, que acreditavam em uma verdade absoluta.

  • Enquanto Sócrates debatia sobre a justiça e a injustiça com outra pessoa, Trasímaco entra na conversa berrando a frase: "Justiça é simplesmente o interesse do mais forte!" e contra isso tenta rebater Sócrates.

    Trasímaco levanta uma questão muito atual porque ele diz que "o homem justo é, em todos os lugares, inferior aos injustos", ou seja, se você rouba e não é descoberto, então você é sábio, esperto, e é vantajoso para você, enquanto que o justo paga mais impostos, é enganado, etc.

    Trasímaco argumentou que os governos são tiranos ao dominarem outros povos; e que aqueles que governam fazem as leis aos seus interesses e que os súditos têm de seguir estas leis. Afinal a justiça é o interesse do mais forte.

    "Sócrates — A justiça é um vício?

    Trasímaco — Não, mas uma nobre simplicidade de caráter.

    Sócrates — Então a injustiça é perversidade de caráter?

    Trasímaco — Não, é prudência."

    Nesse trecho se nota a atualidade do tema. O justo se passa por ingênuo e o injusto aquele que tem de se adequar as convenções da sociedade. Não que o injusto seja uma característica inata da pessoa, mas é uma atitude necessária para "se viver", afinal as leis são feitas pelos injustos. (Imagino que Trasímaco diria algo assim)

    O debate acontece e no fim Sócrates não consegue chegar a uma conclusão para dizer se a justiça é virtuosa ou vício, se é sabedoria ou ignorância, se quem a tem é feliz ou infeliz, mas pôde concluir pelas suas análises que "a vida injusta jamais seria mais vantajosa do que a vista justa" e deixa aos avessos os argumentos de Trasímaco.

    "Sócrates — Portanto, Trasímaco, a injustiça faz nascer entre os homens dissensões, ódios e brigas, enquanto a justiça alimenta a concórdia e a amizade. Concordas?"

    Fonte: A República. Platão. Livro I.

  • Letra D

    Os sofistas ensinavam técnicas que auxiliavam as pessoas a defenderem o seu pensamento particular e suas próprias opiniões contrarias sobre o mesmo para que dessa forma conseguisse seu espaço.

  • é so interpretação

  • Bem colocado.

  • Letra D

    O sofista Trasímaco defendia que o conceito de justiça era apenas a conveniência do interesse do mais forte.

  • Compreensão do texto. Convenções sociais = regras da sociedade.
  • contingente = incerto, duvidoso...