SóProvas


ID
1715860
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

   O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.

MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).

No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela

Alternativas
Comentários
  • Excelente professora!

  • LETRA C

    Liquefação fracionada

    O processo é onde separa gases de uma mistura homogênea, primeiramente resfriam-se os gases até eles atingirem o estado líquido, logo em seguida passam por um processo chamado destilação fracionada onde voltam a ser gases de acordo com os seus respectivos pontos de evaporação, assim conseguindo fazer a separação. O

    é utilizado para separar os componentes do ar atmosférico nitrogênio e oxigênio. Assim após a liquefação do ar, a mistura líquida é submetida a destilação fracionada, e o primeiro componente que temos é o nitrogênio pelo fato do seu ponto de evaporação ser menor do que o oxigênio.

    FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Liquefa%C3%A7%C3%A3o_fracionada

  • O texto diz que a energia elétrica excedente é utilizada no processo de resfriamento do nitrogênio: "a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo". O nitrogênio, agora resfriado, apresenta potencial de absorção de energia térmica.

    A consequência da possível absorção de energia do ambiente é a transformação da energia térmica absorvida em energia cinética, por meio da formação de vapor durante a ebulição. Como a energia elétrica foi a energia que participou do resfriamento do nitrogênio, é válido dizer que essa foi parcialmente armazenada e transformada em energia potencial.

  • Gente, letras A  B e E nd haver.. Ebulição é dps do processo e letra E liquefação não libera calor.. é só lembrar que o **contrário** da LIQUefação **( água evaporando)** libera calor, então, gás sendo LIQUefeito absorve calor. Se eu estiver errado me corrijam, pf.. mas esse foi meu raciocínio. E bora estudar###

  • Para quem não entendeu, a confusão da questão está em pedir como a energia excedente é ARMAZENADA, e não transformada(conversão energia mecanica para eletrica, o que seria a letra A. Para armazenar a energia, transforma-se nitrogenio gasoso em liquido, liberando a energia contida nesse(processo exotermico). Assim, a energia do nitrogenio será ARMAZENADA no sistema. Letra C

  • Gente, basta associar a física Energia é trabalho,se torna intuitivo.

  • Como há realização de trabalho sobre o nitrogênio sendo que no processo de liquefação o gás é comprimido? Nesse caso não há trabalho, ou seja, de acordo com a 1ª lei da termodinâmica quando o fluido é comprimido (nitrogênio gasoso transformado em líquido) o volume diminui, logo (trab. < 0), sendo que trab. e vol são diretamente proporcionais. Cagaram na questão

  • água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico, logo liquefação

  • W = PRESSÃO x DELTA VOLUME.

    DIMINUIU O VOLUME DO NITROGENIO E A TEMPERAT. ; AUMENTOU A PRESSÃO. LOGO, O QUE OCORREU FOI UM TRABALHO.

  • Letra C

    Quando o trabalho com o gás, ele recebe a energia excedente do sistema. Quando ele se expande, ele realiza trabalho, liberando (e "devolvendo") a energia armazenada.

  • Se eu tenho a variação do volume e da temperatura, eu tenho também a variação de pressão, ou seja, há um trabalho sobre o nitrogênio para que ele entre em liquefação = em estado líquido.

    Toda a energia que está presente em forma de gás (energia cinética = movimentação das moléculas) vai ser transformada em energia potencial pela realização de um trabalho ( variação do volume e da pressão) (a energia cinética vai diminuir quando as moléculas de nitrogênio entrarem em estado líquido. Dessa forma, elas vão estar mais "aprisionadas" = viram energia potencial pois elas tem o POTENCIAL, quando futuramente aumentar a temperatura, de absorver calor do meio e voltar a aumentar seus movimentos = aumentar a energia cinética)

    Trabalho = força x desolcamento

    nesse caso temos:

    trabalho = força x altura

    ( Pressão = força/ área)

    ( força = Pressão x área)

    trabalho = Pressão x área x altura

    (volume = Área x altura)

    TRABALHO = PRESSÃO X VOLUME

  • @Vct MR

    A questão está perfeitamente correta. O trabalho é feito *sobre* (e não *pelo*) nitrogênio na forma de um aumento de pressão; de forma a comprimir o gás a um ponto em que ele, eventualmente, se liquefaz. O trabalho feito, por, por exemplo, um pistão que pressuriza o gás, é - parcialmente - a energia "armazenada" à qual o enunciado se refere.

  • Por que "C" e não "E"???

  • Resolução do Stoodi https://www.youtube.com/watch?v=TWhypSsXk3s

  • essa questão me deixou confusa