SóProvas


ID
1716736
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia:

O que podemos experimentar de mais belo é o mistério. É a fonte de toda arte e ciência verdadeiras. Aquele que for alheio a esta emoção, aquele que não se detenha a admirar as coisas, sentindo-se cheio de surpresas, é como se estivesse morto: seu espírito e seus olhos são fechados." (A. Einstein)

Considerando as orações adjetivas, na frase acima há 

Alternativas
Comentários
  • Quem passar por esta questão, por favor, indique para comentários.

  • Para saber se o pronome relativo é uma oração subornidada adjetiva restritiva ou explicativa troque o pronome por "o qual" ou "os quais"

    Lembrando que: Restritivas não tem vírgula e se refere a uma parte, explicativas tem vírgula e se refere ao todo.

  • só vejo duas restritivas rsrs.ai dento kk

  • A Oração Subordinava Adjetiva é sempre ligada por pronomes relativos (QUE, QUAIS...) e se subdividem em restritivas, explicativas, o nome em sí diz tudo: Restritivas restringem a oração principal / Explicativas explica a oração principal e na maioria das vezes é acompanhada por vírgulas.


    O que(restringe ao melhor experimento e mais belo) podemos experimentar de mais belo é o mistério. É a fonte de toda arte e ciência verdadeiras. Aquele que (só aquele que for alheio está emoção, percebeu a restrição ?) for alheio a esta emoção, aquele que(está restringindo aquele que não se detém). não se detenha a admirar as coisas, sentindo-se cheio de surpresas, é como se estivesse morto: seu espírito e seus olhos são fechados."

  • A

    três restritivas.

  • A primeira oração restritiva está na primeira linha "O que podemos experimentar de mais belo é o mistério." O "o" é um pronome demonstrativo equivalendo a Aquilo seguido do pronome relativo introduzindo a oração adjetiva.

    A 2° e 3° oração adjetiva está,respectivamente, na 3° e 4° linha, seguindo a mesma estrutura da anterior.