SóProvas


ID
172315
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O excesso de óleo no motor pode causar

Alternativas
Comentários
  • Questão idêntica (até as alternativas são as mesmas) caiu na prova FCC/TRF-5ª Região/2003 (Técnico Segurança e Transporte), questão 54.

    Excesso de óleo acaba enchendo demais as paredes dos cilindros de óleo, acima do que foi projetado para só formar aquele filme que permite o deslizamento saudável dos pistões. Com isso você acaba queimando uma quantidade de óleo na combustão que não deveria, o que gera carbonização de velas e bicos injetores.

    Não preciso nem falar como isso prejudica o motor do seu carro, né?

    Se projetaram o carro para receber aquele máximo de óleo, o excesso deve ser retirado. Quando se troca o filtro e liga o carro, imediatamente o óleo vai para o nível correto, pois o óleo passa a preencher o filtro e circular pelo sistema. Depois de ligar, e apagar a lâmpada do óleo, não tem essa de "abaixa depois".

  • Se o óleo colocado no motor ultrapassar a capacidade máxima do sistema de lubrificação, o motorista vai perceber logo, pois o motor do carro, após rodar alguns quilômetros, vai começar a falhar. É que o excesso de óleo vai molhar os pólos da vela e atrapalhar a ignição. Nesse caso, procure imediatamente uma oficina para corrigir o nível e limpar (ou trocar) as velas. Em longo prazo, o excesso provoca o acúmulo de óleo nos bicos injetores, entupindo-os devido à carbonização.