-
O Pipeline de Liderança configura um modelo de sucesso que permite identificar futuros líderes, avaliar suas competências, planejar sua evolução e medir resultados, norteando as ações das organizações e construindo um time alinhado em todos os níveis da empresa.
“Utilizando este modelo, é possível construir e desenvolver planos de carreira, preparar sucessões com planejamento e formar seus próprios líderes com base nas seis passagens críticas que um profissional que atinge um alto nível de senioridade precisa atravessar em sua carreira – sempre respeitando o desenvolvimento e planejamento característicos de cada etapa, a expertise dos talentos e a perenidade de negócio”, explica Paulo Campos, consultor do LAB SSJ.
-
(...)
Para desenvolver o potencial de liderança é preciso discernir os verdadeiros requisitos de trabalho em níveis de liderança e o que é necessário realizar com sucesso na transição de um patamar próximo.
Os pipelines são montados tendo a correspondência entre o potencial de uma pessoa e uma série de requisitos.
As 6 passagens (gerente de si, gerente dos outros, gerente de gestor, gerente funcional, gerente de negócios e gestor corporativo) proporcionam reconhecer os requisitos e ciladas associadas a cada parte: líderes, seus chefes e subordinados. Esta proposta auxilia na estruturação de um processo de desenvolvimento de líderes em todos os níveis e assegura que estejam trabalhando no nível certo.
Cada passagem requer novas formas de gerenciar e liderar, nas três áreas a seguir:
Habilidades: novas competências necessárias para executar novas responsabilidades.
Aplicações de tempo: nova grade de horários que orienta o trabalho do líder.
Valores profissionais: o que as pessoas acreditam ser importante e que, dessa forma, passa a ser o foco dos seus esforços.
É muito importante certificar-se que os líderes estão alocados no nível apropriado para as suas habilidades, aplicações de tempo e valores profissionais. Geralmente a grande maioria dos gestores ao subir de nível, atuam no nível errado por dois motivos:
Estão apegados aos valores do nível anterior;
Não adquiriram as habilidades ou a expertise da aplicação de tempo para o nível atual.
Em consequência disso, são menos eficazes e afetam as pessoas que gerenciam de forma negativa. Uma constatação importante é que 50% das pessoas em posição de liderança estão trabalhando muito abaixo do patamar apropriado. Por terem pulado um nível ou nunca aprenderam o que precisavam saber ou estão apegados a um antigo modo de gerir que deu certo no passado. Tem potencial, mas ele não está sendo concretizado.
É necessário:
Investimento de tempo, dinheiro, energia e emoção;
Identificar os candidatos à liderança logo no começo: dar atribuições para seu crescimento, dar feedback e orientá-los.
Isso tudo de acordo com o conceito de pipeline: habilidades, aplicações de tempo e valores profissionais.
O resultado deste investimento é um ganho enorme por proporcionar que todos os líderes trabalhem no auge de sua capacidade.
*PorIone Nadolny e Marta Cordeiro de Melo - Texto adaptado do livro Pipeline de Liderança - Ram Charan.
http://www.duomoeducacao.com.br/Artigos/porque-pipeline-de-lideranca.html
-
As seis passagens que o enunciado se refere sobre O pipeline da liderança (Ram Charan, 2009) são:
- De gerenciar a si mesmo para gerenciar outros;
- De gerenciar os outros para gerenciar gerentes;
- De gerenciar gerentes para gerenciar uma função;
- De gerente operacional a gerente de negócios;
- De gerente de negócios a gerente de grupo;
- De gerente de grupo a administrador de empresa.
As áreas importantes para o gerenciamento dos lideres são: habilidades, aplicação do tempo e valores profissionais.
Fonte: http://www.acaogerencial.com.br/pipeline-de-lideranca-passagem-um-gerenciar-si-mesmo-para-gerenciar-os-outros/
-
Qual livro menciona esse assunto?
-
Difícil acertar uma questão dessa!
-
Essa nem o Papa acerta. --'
Questões de adm e gp da FCC são coisas de louco, nem eles acertam, avemaria.
-
O que é pipeline ou quem é esse cidadão, pelo amor de Deus? O que ele come, veste? E no edital pede como mesmo?? Porque até hoje nunca vi nada que chegue perto. rsrsrs
Deus nos ajude porque as bancas não têm pena de nós!
-
Teoria de um indiano... era o que nos faltava...tinha que ser a Fundação Chaves Chaves...
-
Geovana, com certeza o Ram Charam não come carne de vaca ;)
-
RESPOSTA: B
Pessoal, dei uma resumida na ideia espero que ajude!
0- DE ONDE TIRARAM ESSE NEGÓCIO?: Pipeline de Liderança é uma proposta recente para o desenvolvimento de líderes. Ela se encontra detalhada no livro “Pipeline de Liderança: o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo”, do consultor Ram Charam em parceria com Stephen Drotter e James Noel.
1- PIPELINE COMO METÁFOFA: Pipeline significa oleoduto ou encanamento. É uma metáfora usada pelo autor para representar o caminho das transições na carreira de um profissional que tenha interesse em evoluir na hierarquia da empresa.
2- PRINCIPAL CONCEITO DO LIVRO: Existem diferentes níveis de liderança. Para cada novo nível de liderança é preciso realizar mudanças em 3 tipos de requisitos: Habilidades, Aplicação do Tempo e Valores.
3- NÍVEIS DE LIDERANÇA
1º nível: De gerenciar a si mesmo a gerenciar outros
2º nível: De gerenciar outros a gerenciar gestores
3º nível: De gerenciar gestores a gerente funcional
4º nível: De gerente funcional a gerente de negócios
5º nível: De gerente de negócios a gerente de grupo
6º nível: De gerente de grupo a gestor corporativo
4- EXEMPLO DAS MUDANÇAS NO 1º NÍVEL (De Gestor de si Mesmo para Gestor de Outros)
1ª: Habilidades: de domínio técnico e específico para desenvolver equipe.
2ª: Alocação do tempo: de cumprir prazos pessoais para os projetos – normalmente no curto prazo por meio da administração do próprio tempo para planejamento anual – orçamentos, projetos.
3ªValores: de obter resultados por meio do domínio profissional para obter resultados por meio dos outros
5- FONTES: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-que-e-o-pipeline-de-lideranca-veja-o-que-podemos-aprender-com-ram-charam/113770/
http://questaodecoaching.com.br/2013/01/25/resenha-pipeline-de-lineranca/
-
Apenas para quem quiser aprofundar um pouco mais, porque o resumo da Cynthia Nakamae está ótimo e é mais do que suficiente.
Segue o link de um livro de bolso:
http://afferolab.educacao.ws/blog/wp-content/uploads/2016/01/pocket-1-pipeline.pdf
-
Era só o que faltava... até o Chirrin Chirrion do Diabo apareceu na Administração. É pra matar na paulada, pqp.
-
nunca nem vi
-
Tenha em mente que as perguntas guardam o macete das respostas... como um degrau as pessoas vão adquirindo formas que se somam pra gerar conquistas
a) Expectativa é algo de início, não poderia estar no fim
c) Motivação é o que faz uma pessoa se tornar influente, também deveria vir primeiro
d) Novamente, o desejo é o gerador das vontades que levam ao conhecimento e posterior aplicação.
e) Você só toma uma atitude depois que se mostra interessado por uma carreira
b) (gabarito) Quando se estuda cultura organizacional, vemos que os valores são construídos paulatinamente estando em camadas profundas depois de longas experiências; pra que isso aconteça, precisamos ser habilidosos e saber gerenciar o tempo.
-
Nunca nem vi!
-
Banzai Pipeline (mais conhecida como Pipeline ou Pipe) é uma zona de surf internacionalmente conhecida por suas ondas tubulares e perfeitas. Localizada no distrito hawaiano de Pupukea, na ilha de Oahu, no estado de Havaí, Estados Unidos. A praia de Pipeline está considerada por Travel Channel (propriedade do grupo de Discovery Channel) como uma das melhores praias do mundo. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Banzai_Pipeline)
Pipeline pra mim é a meca do surf! haehaeahe. (zueira, só pra discontrair)
-
https://renoschmidt.files.wordpress.com/2013/12/pipeline-de-lideranc3a7a_ram-charan.pdf
-
Que tiro foi esse? rsrs
-
teoria nº 1.546.999.000 da liderança
-
O diabo veste FCC!
-
Eu queria saber das pessoas que acertaram essa questão: De que eles vivem? O que eles comem?
-
Se formos estudar as 300 milhões de teorias e de teóricos cobrados nas provas de amdinistração geral para concursos públicos gastaríamos, pelos cálculos da NASA, 300 séculos. acho que não dará tempo, mas vamos tentando. mais uma pro caderno e pra memória: pipeline.
o pior é que eu acertei a questão baseado em um critério altamente seguro: intuição. Pensei "tá parecendo que é esse aqui". Obviamente, quando for fazer de novo mes que vem errarei e marcarei outra letra, provavelmente.
-
Esse é o tipo de questão que só acerta quem teve a sorte de se esbarrar no assunto quando estudava ou pela intuição (nem sempre fácil).
Como diria uma quase letra de música: Nunca vi, nem comi, também não ouço falar.
A propósito, errei.
-
eles ficam cavando teorias novas e a gente não tem como advinhar, mas uma vez que cai, pode cair de novo e não podemos errar mais. Essa questão é de 2015, mas tenho notado uma tendência de usar teorias relacionadas ao desenvolvimento de profissionais de coach, tipo "Teoria do Líder Eficaz" wtf!!!!
a explicação sucinta dessa questã achei na página 10/11 desse documento: http://www.abrhrs.org.br/sites/default/files/artigos/case_2016_escola_de_lideres_lideranca_na_pratica.pdf
Boa Sorte!
-
Cada transição implica em aprendizado (ou desenvolvimento) de habilidades, administração do tempo e valores diferentes para o cumprimento das funções. Com a definição de cada passagem clara, as organizações podem treinar os profissionais especificamente para cada posição de liderança.
-
Gabarito B:
Quem acertou essa questão é adepto da dieta cetogênica e do jejum iintermitente, pratica crossfit 6x por semana, medita por 1 hora todas as manhãs, é membro do clube das 05:00, lê 50 livros por ano e ainda acha tempo pra estudar 8h líquidas por dia...
Estamos fodidos pessoal, pois estas pessoas existem e estão por aí fazendo concursos!!!
Bons estudos!
-
Pipeline é uma onda no Havai kkk