SóProvas


ID
1728001
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As mudanças no mundo do trabalho trouxeram rebatimentos ao exercício profissional do/da assistente social, com o surgimento de novas demandas à profissão. Entre as novas demandas, é correto afirmar que os/as assistentes sociais são requisitados a:

Alternativas
Comentários
  • Assim, assistente social no Brasil é majoritariamente um funcionário público, que atua predominantemente na formulação, planejamento e execução de políticas sociais com destaque às políticas de saúde, assistência social, educação, habitação, entre outras.


    No Brasil, é da maior importância o trabalho que vem sendo realizado por assistentes sociais especialmente na esfera da seguridade social: nos processos de sua elaboração, gestão monitoramento e avaliação, nos diferentes níveis da federação. Destaca-se, ainda, a atuação dos assistentes sociais junto aos Conselhos de Políticas – com saliência para os Conselhos de Saúde e de Assistência Social nos níveis nacional, estadual e municipal. Somam-se os Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos, responsáveis pela formulação de políticas públicas para a criança e o adolescente, para a terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais. 

    Fonte: Artigo. Direitos sociais e competências profissionais.
  • Os profissionais de Serviço Social são chamados a acompanhar as novas exigências de qualificação para uma inserção qualificada nos espaços ocupacionais, tais como: o domínio de conhecimento para realizar diagnósticos socioeconômicos de municípios, para leitura e análise dos orçamentos públicos, identificando seus alvos e compromissos, bem como recursos disponíveis para projetar ações; domínio do processo de planejamento; competência no gerenciamento e avaliação de programas e projetos sociais; capacidade de negociação; assessoria e consultoria em determinadas áreas de trabalho; pesquisas, entre outras funções. Para Iamamoto (2009) orientar o trabalho profissional nesta direção, requer um perfil de profissional crítico, propositivo, capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações sociais. Há ainda a exigência com o compromisso ético-político, bem como com a teoria social crítica na sua lógica de explicação da vida social. http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/18_OSQ_25_26_Amador.pdf