SóProvas


ID
1728010
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na discussão da relação Estado/sociedade civil, Gramsci trouxe uma importante contribuição ao introduzir o conceito de Estado ampliado. Sobre a concepção de Estado em Gramsci, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Assim, Estado e sociedade civil compõem uma totalidade, donde não se  pode  pensar  o  Estado  sem  a  sociedade  civil  e  vice‐versa.  Nesse  sentido,  cabe  ressaltar  a  sensibilidade gramsciana para essa dinâmica quando sugere o conceito de Estado ampliado  articulado  à  hegemonia.


    Fonte: Direitos sociais e competencias profisssionais.

  • Suellen

    Dentro da Coletânea do CFESS, qual é esse texto especificamente que você usou para embasar o seu comentário?

  • “Estado regula juridicamente os dissídios internos de classe, os atritos de interesses conflitantes, unifica os vários segmentos e dá a imagem plástica da classe em sua totalidade” (GRAMSCI, 2004, p. 168).  

    o Estado é “todo o complexo de atividades práticas e teóricas com as quais a classe dirigente não só justifica e mantém não só seu domínio, mas consegue obter o consentimento ativo dos governados” (GRAMSCI, 2000, p. 331)

    [...] a relação entre os intelectuais e o mundo da produção [ ... ] é 'mediatizada [por] dois grandes planos 'superestruturais': o que pode ser chamado de 'sociedade civil' (conjunto de organismos designados vulgarmente como 'privados') e o da 'sociedade política ou Estado’ (Op. cit., p. 178).

  • Este estudo [...] leva a certas determinações do conceito de Estado, que, habitualmente, é entendido como sociedade política (ou ditadura, ou aparelho coercitivo, para moldar a massa popular segundo o tipo de produção e a economia de um dado momento), e não como um equilíbrio da sociedade política com a sociedade civil (ou hegemonia de um grupo social sobre toda a sociedade nacional, exercida através das organizações ditas privadas, como a igreja, os sindicatos, as escolas, etc), e é especialmente na sociedade civil que operam os intelectuais. (GRAMSCI, 2005, p. 84)

  • Errei.. Deus nos ajude !

  • Nesse contexto, “por Estado, devese entender, além do aparelho de governo, o aparelho ‘privado’ de hegemonia ou sociedade civil” (GRAMSCI apud LIGUORI, 2000, p.47). Na análise de Coutinho (1996), a sociedade civil em Gramsci corresponde ao: [...] conjunto das instituições responsáveis pela representação dos interesses de diferentes grupos sociais, bem como pela elaboração e/ou difusão de valores simbólicos e de ideologias; ela compreende assim o sistema escolar, as Igrejas, os partidos políticos, as organizações profissionais, os meios de comunicação, as instituições de caráter científico e artístico, etc.

     

    RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL: Reflexões sobre perspectivas democráticas.

    ANDRESSA KOLODY1 CARLA BUHRER SALLES ROSA2 DANUTA S. C. LUIZ3