SóProvas


ID
1728142
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os trechos a seguir e ordene-os de modo a preservar a coerência e a coesão textual.

( ) A palavra “filosofia" deriva dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

( ) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria.

( ) Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade.

( ) Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo.

( ) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria.

                                                                     (Adaptado de Filosofi a, de Cleides Antonio Cabral, p. 11)

A sequência correta obtida é


Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe traduzir essa questão? 

  • A questão pede que as frases sejam ordenadas de tal forma que exista coesão e coerência entre elas.

  • A palavra “filosofia" deriva dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

    Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria. 

     Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo. 

    Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade. 

    Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria. 

  • Sabendo que Sócrates é mestre de Platão a oração 4 tem que aparecer antes da 3, assim sendo a resposta só poderia ser a letra D ou a E.

    A mais coerente seria a letra E

  • De início, já podemos eliminar as seguintes alternativas:

    A e B - Não pode iniciar o texto com algo que não foi dito, sem referente: - ERRADO

    "Atribui-se TAMBÉM  a origem DESSA composição(...)"

    Também o que? Que posição?

    Logo, não se pode iniciar o texto assim.

    Letra D. - ERRADO

    "Seguindo a linha de SEU MESTRE..."

    Mestre de quem? Não há referente. Logo não pode iniciar.

    Restam as alternativas C e E.

    RESPOSTA: LETRA E.

    1 - A palavra “filosofia” deriva dos termos gregos fi los (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

    2 - Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um fi lósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria

    Dica: nas provas desse tipo, procurem sempre elementos de coesão (seu, desse, nesse...). Lembrando que não se pode começar frases assim, só dá continuidade. A partir disso, vamos eliminando alternativas.

    Espero ter ajudado.

  • se a questão pede coesão e coerência é notório que a conclusão está no segundo parêntese - "neste sentido, o filósofo seria apenas....", ou seja, a única opção que trás 2 no final é a letra E. (1,5,3,4,2).

  • Socorro que banca é essa!!! Dá nada não, noix é guerreiro kkkkkk.

    Vamos nos atentar aos elementos que fazem as conexões para cada parágrafo. Eu errei por não tentar decifrar as palavras meio que sinônimas. Se liguem na ordem direta abaixo e nos comentários que fiz nos parentes. (Não vou explicar os itens 1 e 2 pois o colega Vitor já fez isso)

    (1 ) A palavra “filosofia” deriva (a treta começa aqui) dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

    (5 ) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria

    ( 4) Atribui-se também a origem dessa composição (Opa ainda tá falando de origem... sei! E mais, que composição é essa?  Ora, a busca pela sabedoria. Tendeu?) a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo. (se matou até aqui, parabéns fechou a questão :)

    ( 3) Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade.

    ( 2) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria. (Lindo! Mencionou todos os filósofos e seus pensamentos e finalizou a parada!).


    Vruuuuum acelera se não cê fica pra trás. 


  • Ainda bem que acertei.

  • Pessoal, 

    só tenham cuidado que a lógica que a banca segue é que você deve numerar os parenteses na ordem em que as frases estão e não trocar a ordem delas para a ordem que elas devem ficar. 

    Perceba que a banca não diz que a frase "Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria." é a número 2 e que você deve deslocar ela para o local correto, O que a banca pede é que vc coloque nos parenteses ao lado dela o número que corresponde a posição em que ela ficaria com o texto na ordem certa. Nesse caso, deve-se colocar o número 5 no parenteses ao lado daquela frase. 

    Por acaso aqui, as duas formas de fazer deram o mesmo resultado mas vejam a questão Q576048 (também da ESAF) em que deram respostas diferentes.

    Portanto, a forma correta de numerar estas frases é:

    (1) A palavra “filosofia" deriva dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

    (5) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria. 

    (4) Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade. 

    (3) Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo. 

    (2) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria. 

  • Vamos indicar para o professor esclarecer melhor.

  • A questão, além da coordenação dos termos para que haja coerencia e coesão, exige tambem um conhecimento de história da filosofia, já que pela letra C entende-se que Pitágoras era púpilo de Sócrates, quando na verdade Platão quem o era.

  • 1º) como as aternativas B e D já podem ser sumariamente descartadas, restam as alternativas A, C e E

    2º) Observe a alternativa A:

    (5) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria.

    (2) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria.

    (4) Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo. O item (1) é que primeiramente fala da composição da palavra filosofia, portanto este item deveria vir após o item (1) 

    3º) Observe a alternativa C:

    (1) A palavra “filosofia" deriva dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

    (5) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria.                                              

    (3) Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade. Sócrates não foi mestre de Pitágoras e sim de Platão que é citado em outro item.

    (2) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria. A expressão "neste sentido" dá uma ideia de conclusão, ou de adição, como a expressão "nesta mesma linha". Neste caso, acho que este item poderia vir logo após os itens (1) e (5), retomando os termos filósofo e filosofia  neles citados, ou no final, na conclusão, sendo o último item. 

    4) Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo. Este item(4) além de não possuir um conectivo de conclusão para estar no final, ainda está muito longe do item a que ele se relaciona, que é o primeiro.

    4º) Resta, então a alternativa E como melhor opção.