SóProvas


ID
1728151
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia os trechos que se seguem e ordene-os de modo a preservar a coerência e a coesão textual.

( ) Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

( ) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

( ) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação.

( ) A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula.

( ) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala.

                                         (Adaptado da reportagem “Luta para tratar a esclerose múltipla", de Warner

                                                                      Bento Filho (Correio Braziliense de 1° de agosto de 2015)

A sequência correta obtida é


Alternativas
Comentários
  • Resolvi descartando o que nao poderia ser o primeiro trecho do texto:


    A) ERRADO: "desde então" retoma assunto anterior por isso não corresponde ao primeiro trecho.


    B) ERRADO: "a doença" retoma assunto anterior por isso não corresponde ao primeiro trecho.


    C) ERRADO: "então" retoma assunto anterior por isso não corresponde ao primeiro trecho.


    D) ERRADO: "passou a experimentar" retoma assunto anterior por isso não corresponde ao primeiro trecho


    E) gabarito.

  • não faz o menor sentido ler na ordem do gabarito

  • Houve um equívoco do QC ao postar a questão e o gabarito. Provavelmente, a questão foi retirada de outro tipo de prova que não aquele do gabarito correspondente. Conforme já esclarecido pela Debora CK, a resposta é a letra C. Solicitem correção.

  • (5) Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

    (1) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

    (3) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação.

    (2) A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula. 

    (4) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 


    (1) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). (2) A doença a forçava a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em sala. (3) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação. (4) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. Isso foi há quatro anos e, (5) desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 


    Gabarito correto. E 

  • Roni, não sou "doutrinadora", apenas uma estudante em busca de aprender cada dia mais, acredito que assim como você e os demais. 


    O comando da questão pede que os itens sejam colocados em ordem, então ao lado de cada item você deve colocar o número que corresponde a parte do texto. Estou entendendo o seu raciocínio, você está entendendo que a frase colocada na posição 2, na ordem que a questão dispõe, é a que inicia o texto, o que realmente está correto. Porém não deve ser levado em consideração a "ordem" colocada pelo enunciado, e sim a ordem que o texto deve seguir. O gabarito oficial da ESAF é E. Segue abaixo endereço eletrônico, é o gabarito 1, questão 7. É preciso entender como a banca cobra as questões, estou te falando isso porque tinha o mesmo raciocínio que o seu quando ia resolver questões iguais a essas. 


    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:7MukM9mHEZwJ:www.esaf.fazenda.gov.br/concursos_publicos/em-andamento-1/apo-2015/copy_of_gabarito-apo-2015-apos-recursos.pdf+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Também achei um absurdo à primeira vista, porém a lidyane candeia tem razão. Nas outras questões parecidas, esse mesmo raciocínio se aplica. Fazer o que? No fim das contas, acabamos tendo que "dançar conforme a música"

  • Lydiane, parabéns! Excelente explicação! Obrigado pela contribuição!
  • sacanagem essa questão, tinha que pedir a questão incorreta, ou se o primeiro trecho começasse com reticencias talvez teria algum sentido. 

  • Moçada a confusão acontece quando nós tomamos uma outra referência.

    Pra quem acha que é a letra C, tomou por referência que "Com esclerose múltipla..." seria o (2) colocado como primeiro.

    Mas vá lá na questão e veja que há uns espaços. É só numerar com o número 1 a primeira frase a ser lida "Com esclerose múltipla..." que é a segunda frase do gabarito e n° (1) na ordem do texto... e assim vai. Não tem como desenhar.  

    GABARITO: E 

  • Engraçado como tem gente que mesmo sendo notório que houve um equívoco no QC, ainda tenta achar um sentido para o gabarito. Outro detalhe, não tem "Desde então" e sim "então" e vamos convir, começar um texto com "então" sem nenhuma referência anterior, é sinistro. GABARITO: C (conforme já havia colocado no link do texto a colega Débora.

  • O gabarito oficial da ESAF mesmo após os recursos se manteve. Correta letra E"

    http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/apo-2015/gabarito-apo-2015-apos-recur.pdf

    O texto foi adaptado, como diz o rodapé da questão: Adaptado da reportagem de Warner Bento Filho - Correio Braziliense. O texto adaptado pela ESAF tem uma única diferença em relação ao texto original: a omissão do trecho "isso foi a quatro anos". A única explicação que encontrei foi o fato do texto não ficar COESO com o ENTÃO e logo depois o DESDE ENTÃO.
    Vejam:

    (...) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 

    Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex (...)

    _________________


    A reportagem original é essa:
    Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

    A doença a forçava a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em sala. 

    A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação. 

    Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 

    Isso foi há quatro anos e, desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
    http://www.gsnoticias.com.br/luta-tratar-esclerose-multipla.aspx
    ______________

    (5) Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
    (1) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

    (3) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação.

    (2) A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula. 

    (4) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 

  • O pessoal fala com uma certeza tão grande, e tão proporcional quanto a certeza deles, é a vergonha de errar tão bruscamente.


  • Rindo alto: teses gramaticais profundas para justificar um gabarito equivocado... É isso mesmo?

  • Pior que o gabarito ficou E mesmo O.o

    Olhei todos os tipos de prova e possuem a mesma ordem, que questão ridícula.

    A única lógica que eu consigo imaginar pra acertar uma questão dessas é "Se estiver fácil demais, marque a mais incoerente"


  • Depois de bater a cabeça por minutos, enfim entendi o porquê do gabarito ser a letra E.

    Inacreditável como a ESAF consegue complicar algo simples, o que custa fazer um enunciado mais claro e objetivo? Muitos erram por conta desses enunciados mal elaborados.

  • Enunciado muito mal elaborado, a questão não pede para enumerar a ordem correta mas sim para enumerar nos itens a ordem correta. Gabarito: Letra E

    O negócio é treinar antes para não ser pego nessas bizarrices da banca.

    FOCO, FORÇA e FÉ!

  • O comentário da lidyane candeia me ajudou bastante.

    Se a questão viesse já numerada, o gabarito seria a letra C 


    (1) Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto.... 

    (2) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação ....

    (3) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação.

    (4) A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos...

    (5 ) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 


    Como não é assim, para responder a questão é preciso dizer a ordem que cada período aparecerá no texto, ou seja, dentro do texto o primeiro período apresentado aparecerá em que posição: 1, 2, 3, 4, 5 ? e o segundo? e assim por diante.


    Por isso o gabarito correto é a letra E 



  • Acredito que houve algum equívoco nesse caso. Tem outras questões dessas da ESAF que cobram exatamente a ordem das frases e não que enumeremos as alternativas e definamos o gabarito por esse critério de ordem. Essa questão é um prova disso:


    Q576045 Leia os trechos a seguir e ORDENE-OS de modo a preservar a coerência e a coesão textual.

    ( ) A palavra “filosofia" deriva dos termos gregos filos (amante, amigo) e sofia (sabedoria, saber). A junção desses dois termos é atribuída, tradicionalmente a Pitágoras.

    ( ) Neste sentido, o filósofo seria apenas um amigo ou amante do saber e a filosofia significaria o amor à sabedoria. 

    ( ) Seguindo a linha de seu mestre Sócrates, que reconhecia nada saber, parecia-lhe que a ninguém era possível apossar-se da verdade. 

    ( ) Atribui-se também a origem dessa composição a Platão, que teria questionado a ideia de posse do saber, comum aos pensadores do seu tempo. 

    ( ) Diz-se que Pitágoras, ao ser perguntado pelo príncipe Leonte sobre a origem de sua sabedoria, teria respondido que era apenas um filósofo, assumindo assim a posição não de um sábio, mas de alguém que buscava a sabedoria. 

                                                                         (Adaptado de Filosofi a, de Cleides Antonio Cabral, p. 11)

    A sequência correta obtida é

     a) (5), (2), (4), (1) e (3)

     b) (2), (3), (5), (1) e (4)

     c) (1), (5), (3), (2) e (4)

     d) (4), (3), (1), (2) e (5)

     e) (1), (5), (4), (3) e (2)  >> GABARITO

  • Nesse caso, sim, ele pede pra ENUMERAR.

    Q576054 Numere os fragmentos abaixo, de maneira a compor um texto coeso e coerente.

    ( ) No plano geográfico, é notória a unidade da América Latina como fruto de sua continuidade continental. 

    ( ) Ainda hoje, nós, latino-americanos, vivemos como se fôssemos um arquipélago de ilhas que se comunicam por mar e pelo ar e que com mais frequência se voltam para fora, para os grandes centros econômicos mundiais, do que para dentro. 

    ( ) Efetivamente, a unidade geográfica jamais funcionou aqui como fator de unificação porque as distintas implantações coloniais das quais nasceram as sociedades latino-americanas coexistiram sem conviver, ao longo dos séculos. Cada uma delas se relacionava diretamente com a metrópole colonial. 

    ( ) Toda a vastidão continental se rompe em nacionalidades singulares.

    ( ) A essa base física, porém, não corresponde uma estrutura sociopolítica unificada, nem mesmo uma coexistência ativa e interaturante. 

                                                           (Adaptação de Darcy Ribeiro, América Latina: a pátria grande, p. 3) 

    A sequência correta é:

    a) (1), (5), (4), (3), (2) >> GABARITO

     b) (2), (3), (5), (1), (4)

     c) (2), (4), (3), (5), (1)

     d) (4), (3), (1), (2), (5)

     e) (1), (3), (2), (4), (5)

  • Gente não acredito nisso aí não. Pesquisei e ela manteve o gab. letra E. A minha ordem ficou com a letra C. Algum guru aí para conseguir explicar isso? 

    (2 ) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    ( 4) A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que difi cultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula.

    (3 ) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação.

    ( 5) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala.

    (1) Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 


  • Leila, vc estah certa. O gabarito eh letra C. Por outro lado, a Giovana Santana viajou na maionese; postou resposta de outra questão.


  • ESAF só mudou a forma de cobrar, que é praticamente padrão nesse tipo de questão, e quase todos erramos. Bom para aprender a interpretar melhor o que a questão pede, ao invés de fazer "no automático".

  • Viviane Estevão,


    Releia o que escrevi e tente entender, se possível.

  • Não foi difícil.

  • Pessoal, este tipo de questão é figurinha carimbada na banca ESAF.

    Observem bem o enunciado: 
    Leia os trechos que se seguem e ordene-os de modo a preservar a coerência e a coesão textual.

    O raciocínio de todos está correto para a sequência dos trechos, entretanto, o erro está se dando no momento de definir como esta ordenação deve ser aplicada.


    OBSERVEM:

    Provavelmente a sequência que vocês estão encontrando é a seguinte: ( 2 ) ( 4 ) ( 3 ) ( 5 ) ( 1 ) que seria a alternativa C, e o erro está exatamente nesse raciocínio.

    A banca em nenhum momento disse qual é a numeração de cada trecho, e muito provavelmente você deve estar assumindo que a primeira expressão é 1,  a segunda é 2, terceira é 3, quarta é 4 e a quinta é 5. Foi exatamente para isto que ela deixou os parênteses em aberto, para você indicar a numeração correta das expressões.

    Sendo assim, você deve enumerar nos parênteses qual sequência que deve ficar a ordenação, ou seja, dessa forma:


    ( 5 ) Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

    ( 1 ) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

    ( 3 ) A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação.

    ( 2 ) A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula. 

    ( 4 ) Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 


    Alternativa E.

    Espero ter ajudado.

  • Depois de ler alguns comentários, entendi porque errava essas questões. As suas respostas fizeram diferença no meu estudo. Obrigada!

  • Tem que conectar as palvras chaves ao texto. Exemplo (segue numeração e cores)

     

    ( 5 ) Desde então (depois da medicação), Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

    ( 1 ) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

    ( 3 ) A ponto de desistir do curso (a dificuldade de locomoção impedia de fazer anotações o que a fez pensar em desistir do curso), passou a experimentar uma medicação.

    ( 2 ) A doença (relaciona com esclerose multipla) forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula. 

    ( 4 ) Então, os tremores desapareceram (tremores desapareceram depois da medicação) e ela pôde passar a andar sem a bengala

  • Muita gente está errando essa questão por não saber respondê-la. Pode pegar qualquer prova da ESAF que você irá encontrar uma (ou até duas) qeustões nesse estilo. Na verdade, nesse tipo de questão você tem que pegar os trechos que estão desordenados e ordená-los. Um macete pra responder é verificar as assertivas que começa com pronoomes ou qualquer palavra que retomas frases ou termos anteriores, porque se deduz que um trecho assim não pode começar um texto. Só com isso dava pra perceber que a alternativa correta é a letra (E), pois o excerto assim se incia. 

    - Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Logo essa parte tem que ser numerada como (1), dai você colocaria nos parentêses que está antes desse trecho tal número. Analisando as alternativas você perceberia o segunte: _ ; 1 _; _; _. Qual ( a única) alternativa aparece o número 1 na segunda posição? Letra E

  • Essa questão é simples, quando se sabe para onde olhar. E para onde devo olhar? Para os termos que fazem referência a algo que foi dito antes, ou seja, termo que fazem uma referência anafórica.

     

    É certo afirmamos que não podemos iniciar um texto com algo que retoma algo que foi dito antes não é mesmo ? Isso não faria sentido. Logo, caros colegas, nesse tipo de questão, a primeira parte do texto SEMPRE será aquela que não possui nenhuma palavra anafórica.

     

    Se formos analisar as alternativas, percebemos as expressões anafóricas em ttodas elas, menos na segunda alternativa:

    ( ) Desde então .... desde então oq ? Oq aconteceu antes ? = expressão anafórica.

    ( ) Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  - Aqui não temos nenhuma expressão anafórica.

    ( ) A ponto de desistir do curso, passou (QUE CURSO ? Quem desistiu ???) - expressões anafóricas

    ( )  A doença forçava-a a andar ... (Qual doença ??? Quem era forçada ???)

    ( ) Então ... (Estamos diante de uma expressão conclusiva não é mesmo ? Portanto, o então está concluindo uma ideia dita anteriormente) 

     

    Quando observamos o usso dessas expressões, conseguimos responder a questão apenas com o primeiro elemtento do texto, ou seja, o segundo espaço. Logo, Letra E é nossa resposta.

     

    Bons estudos

     

     

  • Eduardo Sousa, muito obrigado mesmo, não conseguia entender essa questão, mesmo vendo vídeos de resolução não entendi. Fiz e fazia a ordem das frases corretamente, mas me perdia no modo de enumeração. Agora tudo faz sentido, outra vida se inicia. Valeu irmão!

  • LETRA E.

    Não é aconselhável iniciar um texto com a expressão “desde então” nem com a palavra “então”. 

    “Com esclerose múltipla, a publicitária Bruna Rocha Silveira foi aprovada para doutorado em educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A doença forçava-a a andar com uma bengala e provocava tremores nas mãos, o que dificultava a locomoção e a impedia de fazer anotações em aula. A ponto de desistir do curso, passou a experimentar uma medicação. Então, os tremores desapareceram e ela pôde passar a andar sem a bengala. 

    Desde então, Bruna nunca mais deixou de usar o Avonex, nome comercial da betainterferona 1, medicamento de alto custo fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).” 

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti

  • A questão não é difícil, mas a forma de responde-la é q causa confusão é muito provável que a taxa de erros dela veio em decorrência disso.