SóProvas


ID
1728166
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação aos fragmentos a seguir – adaptados – assinale a opção que constitua o parágrafo correto para completar o texto de forma coesa e coerente.

Nem muros, nem cercas, nem mares. Muito menos passaportes: quando uma pessoa decide abandonar seu próprio país para tentar uma vida melhor em outro lugar, nenhuma dessas barreiras é suficiente para dissuadi-la. As fronteiras europeias nunca estiveram tão fechadas e, ao mesmo tempo, nunca tantos imigrantes ilegais entraram no continente. Um estudo da Frontex, agência europeia de vigilância das fronteiras, aponta que, entre julho e setembro de 2014, cerca de 110 mil pessoas chegaram à Europa clandestinamente por terra e sobretudo por mar. Este número é quase três vezes maior do que o pico da Primavera Árabe, em 2011. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Até então, a maior catástrofe do tipo havia sido o naufrágio próximo à ilha de Lampedusa, que fez 366 vítimas fatais em 2013. Na época houve uma grande mobilização para o caso, chamando a atenção para a realidade dos imigrantes clandestinos. Logo após o ocorrido, a marinha italiana lançou uma operação humanitária e militar batizada Mare Nostrum, que tinha como objetivo socorrer pessoas à deriva.

                                                               (Adaptação da reportagem “Por um porto seguro", de Amanda

                                                                 Lourenço (revista Caros amigos, ano XIX, nº 220, julho 2015)


Alternativas
Comentários
  • A única opção possível é a letra B.


    Observe que o 3ª parágrafo do texto (após a interrupção) cita um caso ocorrido em 2013 de clandestinos que tentaram chegar a países europeus e morreram "no caminho". Isso ocorre como forma de comparar (mostrar a similaridade) com as tragédias ocorridas em 2015, citadas exatamente no parágrafo da assertiva B.

    BONS ESTUDOS!

  • Nao concordei com essa resposta. Acho que ela não completa o texto.

  • Peço desculpas pelo comentario abaixo. Agora entendi o que significou completar o texto. Na verdade a resposta certa  completou o primeiro texto e o seguindo texto completou a resposta certa. Caso não seja isso, peço que alguém me esclareça 

  • As questões da Esaf são assustadoramente enormes.
  • Sacanagem! Fui conferir e achei a questão no caderno de questões do certame  da ESAF; há literalmente um espaço entre os 2 parágrafos do enunciado. Não essa linha única como exposta aqui no site.

    Resumindo, pensei que uma das alternativas preencheria e seria o último parágrafo do enunciado e não o do meio (2º parágrafo). Aí estava difícil! kkk.

    FONTE do caderno de questões (questão 16): http://docplayer.com.br/12869901-Analista-de-planejamento-e-orcamento-prova-objetiva-conhecimentos-gerais-instrucoes.html



  • A Esaf tenta te derrubar pelo cansaço. 

    A questão é relativamente simples, mas os textos gigantes. 

  • Complementando...

    [...] foi o caso de mais de 1.800 pessoas apenas neste 2015, a maior parte vítimas de afogamento no mar Mediterrâneo. No mês de abril, em apenas um único naufrágio, morreram aproximadamente oitocentos clandestinos.

    Até então, a maior catástrofe do tipo havia sido o naufrágio próximo à ilha de Lampedusa, que fez 366 vítimas fatais em 2013.

     

    [Gab. B]

    bons estudos!

  • Questão tenta vencer pelo cansaço, mas se prestar atenção nos conectivos e na ideia que passa a última (primeiro trecho) e primeira oração (último trecho) já da uma ajuda.

     

    " ... cerca de 110 mil pessoas chegaram à Europa clandestinamente por terra e sobretudo por mar " fala dos caminhos utilizados par se chegar a Europa.

    Note que o trecho da letra b) já começa falando da diifuldade de se tomar esse caminho:

     

    O caminho, porém, é perigoso e sem a menor garantia de sucesso. Em uma hipótese otimista, o imigrante pode ser descoberto por autoridades locais e encaminhado de volta, caso não seja um refugiado, mas pode ser também que seu destino seja mais trágico e ele sequer consiga completar o percurso em vida. Este foi o caso de mais de 1.800 pessoas apenas neste 2015, a maior parte vítimas de afogamento no mar Mediterrâneo. No mês de abril, em apenas um único naufrágio, morreram aproximadamente oitocentos clandestinos."

     

    Perceba que o trecho termina falando de uma catástrofe, de forma que o próximo trecho aborda a mesma temática:

    " Até então, a maior catástrofe do tipo havia sido o naufrágio próximo à ilha de Lampedusa ..."


    instagram: concursos_em_mapas_mentais

     

     

     

     

     

  • LETRA B.

    Ao ler o texto, é perceptível que a lacuna deve falar a respeito de alguma catástrofe.

    a) Errado. A alternativa não se refere à catástrofe.

    b) Certo. Citou catástrofe e vítima.

    c) Errado. Não cita nenhuma catástrofe.

    d) Errado. Também não faz alusão à catástrofe.

    e) Errado. Falta a catástrofe.

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti