SóProvas


ID
1728376
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal, ao estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade fiscal, contém vários conceitos de Contabilidade Pública, entre os quais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  B) LRF, ART. 50, II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, O RESULTADO DOS FLUXOS FINANCEIROS PELO REGIME DE CAIXA;

    C) LRF, ART. 50,§ 1o No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações INTRAgovernamentais

  •  ERRO DA LETRA E -  Art. 50.Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

     I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma INDIVIDUALIZADA;

    II - ...



  • É a Secretaria do Tesouro Nacional que publicou, por meio da Portaria Conjunta STN/SOF nº 3, de 2008, o Manual Técnico de Contabilidade aplicada ao Setor Público,

  • Leyra E vai contra o princípio da especificidade. 

  • Nossa, eu fui seco na letra C e é intra e não intergovernamental.

  • Qual seria o erro da letra A? Obrigado.

  • Olá pessoal,

    Apenas organizando os excelentes comentários dos colegas:

    A) ERRADA – “As demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente”. (LRF, Art. 50, III)

    B) ERRADA - “A despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar,O RESULTADO DOS FLUXOS FINANCEIROS PELO REGIME DE CAIXA”. (LRF, ART. 50, II)

    C) ERRADA - “No caso das demonstrações conjuntas, excluir-se-ão as operações INTRAgovernamentais”.(LRF, ART. 50,§ 1º)

    D) CORRETA – Foi a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que publicou, por meio da Portaria Conjunta STN/SOF nº 3, de 2008, o Manual Técnico de Contabilidade aplicada ao Setor Público (MCASP) com as normas gerais para consolidação das contas públicas.

    E) ERRADA -  “A disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de formaINDIVIDUALIZADA”. (LRF, Art. 50, I)

    Espero ter ajudado.

    Força e Fé.

    Abs.

  • D) § 2o  A edição de normas gerais para consolidação das contas públicas caberá ao órgão central de contabilidade da União, enquanto não implantado o conselho de que trata o art. 67.