-
A motivação existe dentro das pessoas e se dinamiza com as necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas desejos, aspeirações, objetivos individuais ou motivos. As necessidades humanas ou motivos são forças internas que impulsionam e influeciam cada pessoas determinando seus pensamentos e direcionando o seu comportamento diante das diversas situações da vida. As necessidades ou os motivos constituem as fontes internas de motivação da pessoa.[...]
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016.
[Gab. E]
bons estudos
-
Cada indivíduo possui particularidades, o que motiva um, não irá, necessariamente, motivar outro.
-
Existe uma diversidade de teorias motivacionais, mas em geral os autores abordam dois tipos
de fatores que geram motivação: os extrínsecos (de fora da pessoa) e os intrínsecos (de
dentro da pessoa).
A motivação para o trabalho deriva da própria pessoa, além da instituição em que ela
trabalha, do seu ambiente. Assim, os elementos que afetam a motivação podem ser internos
ao indivíduo e externos.
fiquei confusa por conta dessa explicação. Alguém pode explicar?
-
Gab. E
Thaisa Marques, creio que sua dúvida foi a mesma que a minha. Senão, por favor, desconsidere.
Na primeira leitura fiquei em dúvida entre a C e E, no entanto, fazendo uma segunda leitura me atentei a palavra "sobretudo" (leia-se "principalmente; de modo a estar acima dos demais" para visualizar melhor). Variáveis contextuais podem, sim, ter valores desmotivacionais e motivacionais, contudo não se pode afirmar que é a principal causa, visto que cada indivíduo possui particularidades.
Concurso é igual fila do SUS, demora a chegar sua vez, mas chega!!!
BONS ESTUDOS.
-
necessidades extrínsecas (contextuais) --> desmotivação
necessidades intrínsecas (pessoais) --> motivação
-
Então, já que a motivação varia de pessoa para pessoa e sua melhoria não pode ser promovida por uma ações, até porque, cada pessoa poderia interpretar uma ação a sua maneira, o melhor mesmo seria parar de estudar ou falar sobre motivação, já que nada pode ser feito, de qualquer forma.
Aliás, já que cada pessoa é uma, nem se pode falar mais em ciências sociais, porque o comportamento de cada pessoa vai depender de suas próprias motivações.
Essa questão é no mínimo esdrúxula!
Afinal, Renato aplicou a pesquisa em uma só pessoa? Os resultados avaliados foram para um único funcionário?
Se não, a mudança ou permanência não pode ser atribuida a fatores individuais.
Existem fatores que melhoram a motivação, por isso se estuda e ensina motivação.
Dizer que cada pessoa pode ser motivada diferentemente não é o mesmo que dizer nenhuma pessoa possui motivação semelhantes, ou que nada que for feito no sentido de motivar um grupo vai surtir resultados por se diluir nas diferenças individuais.
-
Gente mas se ele levou em relação todos os empregados, não vais ser algo individual. Se ta todo mundo desmotivado, se ninguém teve melhora nenhuma, o problema nao ta necessariamente no individual de cada funcionário mas provavelmente na empresa, no método utilizado.
????????
-
Meus amigos, conforme vimos na questão anterior, a motivação é fruto de um processo INDIVIDUAL. Daí vem aquela conhecida frase “Ninguém motiva ninguém”. Cada pessoa tem necessidades únicas dentro de si e, além disso, a maior parte da doutrina acredita que é um fenômeno intrínseco, que vem de dentro. Apesar dos novos estudiosos já estarem relativizando essa ideia, sabemos que o que me motiva pode não te motivar e vice-versa. Cabe à administração encontrar meios para descobrir e fornecer aos trabalhadores estímulos que cada um valorize. Portanto, a afirmativa correta aqui é a letra e).
Gabarito: E
-
Sim, a motivação é um processo individual (não coletivo)! Cada pessoa deve encontrar a sua própria motivação.