SóProvas


ID
1730818
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

    Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

        Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]

         No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.         É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.

    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.

    O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

(g1.globo.com)


Releia a seguinte passagem do texto:

“Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera."
Agora, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, termos destacados com as mesmas funções sintáticas que os termos em destaque na passagem acima.

Alternativas
Comentários
  • Se alguem puder esclarecer melhor essa questão seria bom. Não entendi o que tem haver  sufoco e meses em espera com remédios considerados muito caros!

  • Leonardo, a questão tá pedido para você encontrar  as mesmas funções sintáticas das frases, no caso:  objeto direto e objeto indireto.

           “Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera."

            |                      |                           |                                                           |                      |                                               Sujeito               verbo                  Objeto indireto                              Locução verbal          objeto direto

    1° passo,  vamos encontrar o verbo para descobrir o sujeito da frase, dependem é o nosso verbo. Ai pergunta para o verbo:

    " Quem depende de remédios...?

    R: Pacientes ,   é sujeito da nossa frase.

    2° passo, é encontrar a transitividade do verbo, ai perguntamos: " Os pacientes dependem de quê?

    R: De remédios fornecidos de graça, como o verbo pediu preposição de , ele é objeto indireto.

    3° passo, como temos mais de um verbo fazemos o mesmo procedimento da frase anterior com o segundo verbo. Perguntamos: " estão enfrentando o quê?

    R: Sufoco e meses de espera, como o verbo não pediu preposição é objeto direto.

     Agora é só fazer o mesmo procedimento nas demais frases que chegaremos a resposta correta. 



  • A chance de errar essa questão é grande, pois primeiro você tem que saber classificar os termos da oração que ele dá e depois analisar cada questão.


    Na frase do enunciado temos os complementos objeto indireto e direto.

    "Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera."

    Pergunta para o verbo. Dependem de que? ...de remédios fornecidos de graça. Objeto indireto devido a preposição

    Pergunta para o verbo. Estão enfrentando o que? ...sufoco e meses de espera. Objeto direto.


    Alternativa B


    A Farmácia Estadual [...] deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados [...] remédios considerados muito caros.

    Pergunta para o verbo. Distribuir o que, para quem? .... Distribuir remédios considerados muito caros PARA PACIENTES CADASTRADOS.

    Objeto indireto: para pacientes cadastrados

    Objeto direto: remédios considerados muito caros.

  • A questão pede na sequencia 1) OI  / e 2) OD. 

    Letra B ) Deveriam distribuir gratuitamente o que? Remedios considerados muito caros (od), para quem? Pacientes cadastrados (oi).
    Na letra B o OI em primeiro e o OD em segundo.
  • Vá ao texto completo para poder entender melhor e vai facilitar a sua compreensão 

  • Na oração dada pela banca, a palavra dependem é um VTI e enfrentando é um VTD. Já nas alternativas dadas, a única que possui obj indireto e obj direto, respectivamente, é a letra B. Vejam:

    "A Farmácia Estadual [...] deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados [...] remédios considerados muito caros."

    distribuir é VTDI
    para pacientes... é Ob. ind
    remédios considerados... é obj dir.
  • Pacientes que    dependem   de remédios fornecidos de graça    estão enfrentando    sufoco e meses de espera."

                                   VTI                    Objeto Indireto                                           VTD                    Objeto Direto

    Exige preposição: VTI = OI

    Não exige preposição : VTD = OD

    * Quem depende, depende DE alguma coisa, logo exige preposição.

    * Quem enfrenta enfrenta alguma coisa, logo não exige preposição.

     

    Alternativa B é a Correta

    A Farmácia Estadual [...] deveria distribuir  gratuitamente  para pacientes cadastrados [...] remédios considerados muito caros.

                                                           VTDI          Adj Adverbial              Objeto Indireto                                   Objeto Direto

    * Deveria distribuir o que? ....remédios considerados muito caros.     A quem ou PARA quem ?  para pacientes cadastrados .

    Logo temos um Objeto Indireto e Objeto Direto Respectivamente na frase.

     

     

     

     

     

  • Alhuém pode me explicar a letra A.

     

    Eu sei que a certa é a B, mas fiquei perdido na análise da A.

  • Aquele momento mágico depois de muita insistência, muito erro, muita dor de cabeça e muita tristeza por achar que não iria aprender nunca finalmente conseguir acertar a questão tendo a certeza absoluta do que iria marcar.

     

    Obrigado, senhor. Obrigado mesmo! 

     

    Foco na missão! 

     

    Aprender sempre!

  • No enunciado podem ser vistos um objeto direto e um indireto. Sabendo disso, podemos marcar sem receio a alternativa B, a qual traz um verbo bitransitivo (distribuir), isto é, que demanda dois complementos verbais: um objeto direto e um indireto.

     

    Gabarito B

  • "distribuir algo PARA alguém"   =(

  • Nessas questões sempre devemo-nos atentar ao pedido da questão: a palavra respectivamente (na mesma sequência) se observada bem economiza no tempo pra chegar a alternativa certa.