SóProvas


ID
1731073
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A circulação urbana deve ser planejada com características condizentes ao clima local. No caso de clima quente e seco, como o da cidade de Brasília, além da topografia local, a malha urbana pode ser direcionada, prevendo-se que as ruas:

Alternativas
Comentários
  • *Ruas sentido Leste-Oeste:

    - Devem ser mais largas.

     

    *Ruas sentido Norte-Sul:

    - Devem ser mais estreitas para permitir que o pedestre seja sombreado pelos edifícios durante a manhã ou tarde, no lado direito ou esquerdo;

    - Nessas ruas, devem ser previstos desvios (como praças) para não canalizar os ventos.

     

    Bons Estudos! =)

  • CLIMA QUENTE SECO (como Brasília)

    "Além dos aspectos topográficos do sítio no qual se assenta, a malha urbana pode ser direcionada, no caso de clima quente seco, prevendo que as ruas de maior largura sejam aquelas com direção leste-oeste, pois a inclinação dos raios solares ao longo do ano não atingirá com muito rigor as fachadas voltadas para essas ruas.

    As ruas com direção norte-sul devem ser mais estreitas. O Sol, do nascer até o meio-dia, atingirá as construções voltadas para um dos lados dessas ruas e, após o meio-dia, as situadas no lado oposto.

    Se a largura da rua for suficientemente estreita com relação à altura das edificações, estas terão condições de se protegerem mutuamente da radiação solar direta, criando sombra nas ruas, para os pedestres e sobre as fachadas opostas.

    As ruas com direção norte-sul não devem ter traçado extenso e reto, mas sim prever praças e desvios de modo a não canalizar os ventos."

    Fonte: FROTA e SCHIFFER, Manual de Conforto Térmico.

    Instagram @dicasdearq