fases do RUP: Concepção, Elaboração, Construção e Transição.
Fases do XP: exploração, planejamento, iterações para release, validação para produção, manutenção e morte.
O SCRUM possui o seguinte grupo de fases [SCHWABER, 1996]:
Pregame:
• Planning: Definição do novo release baseado na lista de atividades
conhecidas (backlog), juntamente com uma estimativa de tempo e
custo. Se um novo sistema está sendo desenvolvido, esta fase
consiste em conceitualização e análise do produto. Se um sistema
existente está sendo aprimorado, esta fase consiste basicamente em
análise.
• Architecture/Staging: Desenho de como os itens do backlog serão
implementados. Esta fase inclui modificações na arquitetura do
sistema bem como atividades de design de alto nível.
Game:
• Development (sprints): Fase de desenvolvimento das funcionalidades
do novo release, com constante respeito às variáveis de tempo,
requisitos, qualidade e custo. A interação entre essas variáveis define
o final dessa fase. Normalmente existem múltiplos sprints, ou
iterações, que são usados para evoluir incrementalmente o sistema.
Postgame:
• Closure: Preparação para o release, incluindo documentação do
produto, testes e a realização do release.