As mudanças afetam pessoas e organizações em quatro ângulos principais:
• Econômico – Uma mudança tecnológica, por exemplo, pode complicar significativamente os negócios de uma empresa. As vendas podem cair, os custos podem aumentar, a empresa pode entrar no vermelho. Igualmente mudanças tecnológicas, sociais, políticas e econômicas podem afetar uma pessoa. Por exemplo, um profissional pode perder o emprego porque a empresa em que estava foi afetada pela queda de vendas. Em síntese, mudanças sempre causam problemas econômicos para pessoas ou empresas.
• Financeiro – Mudanças trazem também dificuldades financeiras, isto é, falta de dinheiro. Aquela empresa que passou a vender menos ou que teve seus custos majorados terá problemas de caixa. Igualmente, aquele profissional que perdeu o emprego poderá ter dificuldade para pagar suas contas, se as reservas acabarem.
• Operacionais – As empresas passam a ter dificuldades operacionais, com as mudanças. Eventualmente têm fontes de suprimentos cortadas, encontram dificuldade para repor pessoal, têm rupturas produtivas em decorrência de sua adaptação às mudanças. Pessoas também: por exemplo, um profissional poderá ser transferido, poderá ter de mudar de horário, poderá ter de interromper seu curso de MBA, para ajustar-se às transformações.
• Psicossociais – É o pior ângulo das mudanças: as pessoas ficam tensas, têm estresse, surgem os conflitos e as dificuldades de retomada do equilíbrio emocional, as decisões passam a ser menos eficientes.
https://www.passeidireto.com/arquivo/18179040/gestao_de_pessoas/2