SóProvas


ID
1741639
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPEL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Aumentar idade mínima para compra de cigarro evita vício

                                               em jovens

                                                                                                    UOL, 03/04/2015

      Aumentar a idade mínima permitida para comprar legalmente cigarros pode ter um efeito drástico no uso do tabaco por adolescentes, especialmente de 15 a 17 anos, segundo um estudo da Universidade de Michigan, divulgado pelo Institute of Medicine. O impacto na saúde pública também seria relevante.

      O levantamento aponta que usuários mais jovens são, geralmente, mais suscetíveis a pegar carona nos hábitos dos amigos e conseguir cigarros com eles, sendo que poucos compram cigarros ilegalmente. Apenas quando atingem a idade adulta, por volta dos 25 anos, é que passam a fazer mais escolhas por conta própria.

      “Embora o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas seja atingido aos 16 anos, as partes do cérebro mais responsáveis pela tomada de decisão, controle de impulsos e susceptibilidade dos colegas e conformidade continuam a desenvolver-se até os 25”, explicou o professor Richard Bonnie, responsável pela pesquisa.

      Dos fumantes pesquisados, 90% dizem ter começado a fumar antes dos 19 anos. A maioria dos outros experimentou o primeiro cigarro antes dos 26, o que sugere que dificilmente uma pessoa se tornará fumante após os 25 anos.

      Segundo simulações apresentadas no relatório, se o aumento na idade mínima ocorresse hoje nos Estados Unidos, haveria mudanças significativas na quantidade de jovens fumantes em 2100. Mais precisamente, se a idade mínima passasse para 19 anos, haveria uma diminuição de 3% no total de fumantes. Se passasse para 21, cairia 12%. E, caso fosse para 25 anos, o número de fumantes diminuiria 16%.

      Nos Estados Unidos, onde a pesquisa foi realizada, a maioria dos Estados permite a compra do cigarro a partir dos 18 anos. Alguns (Alabama, Alasca, Nova Jersey e Utah) permitem a partir dos 19, e a cidade de Nova York aumentou a idade mínima para 21 anos.

      Considerando, portanto, que o aumento da idade mínima diminui a taxa de iniciação no vício, os pesquisadores concluem que a medida resultaria em queda nas doenças e mortes relacionadas ao tabaco.

      Se a idade mínima aumentasse para 21 anos nos Estados Unidos, haveria menos 249 mil mortes prematuras entre pessoas nascidas entre 2000 e 2019 e pelo menos 45 mil mortes a menos por câncer de pulmão no período, segundo o relatório.

      “Ao avaliar as implicações na saúde pública pelo aumento da idade mínima para acessar os produtos do tabaco, este relatório tem como objetivo fornecer a orientação científica de que Estados e municípios precisam ao avaliar novas políticas para atingir o objetivo final, que é a redução e a eventual eliminação do uso de tabaco por crianças e pelos jovens “, disse Victor Dzau, presidente do Institute of Medicine.

                                                    Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-

noticias/redacao/2015/04/03/permitir-cigarro-depois-dos-21-anos-evita-vicio-em-

                                                                                 adolescentes-diz-estudo.htm

Em “90% dizem ter começado a fumar antes dos 19 anos", 

Alternativas
Comentários
  • para complementar o sentido não seria necessário também a preposição "a"? "Dizem ter começado A fumar antes dos 19 anos". Não concordo com o gabarito.

  • Locuções Verbais

    Outro tipo de conjugação composta - também chamada conjugação perifrástica - são as locuções verbais, constituídas de verbos auxiliares mais gerúndio ou infinitivo. São conjuntos de verbos que, numa frase, desempenham papel equivalente ao de um verbo único. Nessas locuções, o último verbo, chamado principal, surge sempre numa de suas formas nominais; as flexões de tempo, modo, número e pessoa ocorrem nos verbos auxiliares. Observe os exemplos:

    Estou lendo o jornal.

    Marta veio correndo: o noivo acabara de chegar.

    Ninguém poderá sair antes do término da sessão.

    A língua portuguesa apresenta uma grande variedade dessas locuções, conseguindo exprimir por meio delas os mais variados matizes de significado. Ser (estar, em algumas construções) é usado nas locuções verbais que exprimem a voz passiva analítica do verbo. Poder e dever são auxiliares que exprimem a potencialidade ou a necessidade de que determinado processo se realize ou não. Veja:

    Pode ocorrer algo inesperado durante a festa.

    Deve ocorrer algo inesperado durante a festa.

    Outro auxiliar importante é querer, que exprime vontade, desejo.

    Por exemplo:

    Quero ver você hoje.

    Também são largamente usados como auxiliares: começar a, deixar de, voltar a, continuar a, pôr-se a, ir, vir eestar, todos ligados à noção de aspecto verbal.

  • Em “90% dizem ter começado a fumar antes dos 19 anos",      

     a)

    o verbo “fumar" faz parte da locução verbal “dizem ter começado a fumar".        ( Não, ele está dentro do objeto direto)

     b)

    “fumar antes dos 19 anos" complementa o sentido de “dizem ter começado".   ( Sim, quem começa, começa algo ou alguma coisa?( VTD. o que? começa a fumar) ( resposta)

     c)

    “90%" é o complemento verbal.  ( É sujeito)

     d)

    os dois verbos: “ter" e “começado" encontram-se conjugados.  ( Não,  verbo "começar" (participio) , o verbo "ter" (infinitivo impessoal)---> estão nas formas nominais do verbo, que podem ser: infinitivo, gerundio e participio.

     e)

    “dizem" está na forma nominal infinitiva do verbo. ( Não, está conjugado na 3 pessoa do plural do presente do indicativo)

     

     

     

     

  • Em “90% dizem ter começado a fumar antes dos 19 anos",      

     a)

    o verbo “fumar" faz parte da locução verbal “dizem ter começado a fumar".        ( Não, ele está dentro do objeto direto)

     b)

    “fumar antes dos 19 anos" complementa o sentido de “dizem ter começado".   ( Sim, quem começa, começa algo ou alguma coisa?( VTD. o que? começa a fumar) ( resposta)

     c)

    “90%" é o complemento verbal.  ( É sujeito)

     d)

    os dois verbos: “ter" e “começado" encontram-se conjugados.  ( Não,  verbo "começar" (participio) , o verbo "ter" (infinitivo impessoal)---> estão nas formas nominais do verbo, que podem ser: infinitivo, gerundio e participio.

     e)

    “dizem" está na forma nominal infinitiva do verbo. ( Não, está conjugado na 3 pessoa do plural do presente do indicativo)

  • Em pleno século XXI a LOANNA ALEXANDRE ainda copia e cola as respostas dos outros pra ganhar joinha.

  • Formas Nominais
    infinitivo: dizer
    gerúndio: dizendo
    particípio: dito

  • Concordo totalmente com a Maria Trigos... COMERAM a preposição, porra! Essa questão deveria ser anulada. Solicitem comentário do professor. #LIXO

  • Que isso! Ainda tem galera tentando justificar o erro da questão, na supressão do "a" (comeu com farinha). Sei que VTD "começar" não pede o "a",mas se colocou não poderia ter sido ignorado de pronto. Puuutzzzz.

  • alem de ignorar a preposição A, colocou o adjunto adverbial de tempo junto, discordo desse gabarito. essa questão deveria ser anulada

  • No caso da alternativa A, trata-se de O.D. Preposicionado!

  • " Dos fumantes pesquisados, 90% dizem ter começado a fumar antes dos 19 anos". A função sintática do trecho  "Dos fumantes pesquisados" é ???

    Se alguém puder ajudar...

    Obrigado!