SóProvas


ID
1742527
Banca
VUNESP
Órgão
SAEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 Leia o texto para responder à questão.


Não há como não ressaltar a fortíssima repercussão – e os aplausos – da encíclica Laudato Si, do papa Francisco, principalmente as questões ali relacionadas com meio ambiente – uma delas, a dos recursos hídricos. Também é instigante verificar a coincidência da encíclica em temas centrais – como o da água – com os enunciados na mesma semana por um novo documento da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

      Pode-se começar pela questão dos recursos hídricos, com base em estudos da Nasa decorrentes de registros de satélites (pesquisas de 2003 a 2013). Neles se ressalta que “o mundo caminha para a falta de água” e que 21 dos 37 maiores aquíferos subterrâneos do mundo “estão sendo exauridos em níveis alarmantes”, pois a retirada é maior que a reposição. E isso acontece simultaneamente com algumas das secas mais fortes da história, inclusive nos EUA e no Nordeste brasileiro.

      A encíclica papal investe pesadamente contra a “crescente tendência à privatização” dos recursos hídricos no mundo, “apesar de sua escassez” – e tendendo a transformá-los “em mercadoria, sujeita às leis do mercado” –, o que prejudicaria muito os pobres. E a água continua a ser desperdiçada, em países ricos e nos menos desenvolvidos. O conjunto de causas leva a um aumento do custo de alimentos – a ponto de vários estudos indicarem um déficit de recursos hídricos em poucas décadas –, afetando “bilhões de pessoas”. Além disso, seria admissível pensar que “o controle da água por grandes empresas multinacionais de negócios” pode tornar-se “um dos fatores mais importantes de conflitos neste século”.

      Essas causas podem levar também à dramática perda da biodiversidade, que se ressente ainda da ação de produtos químicos nas lavouras. Nesse ponto, a encíclica é muito direta e dura ao ressaltar que na Amazônia e na bacia do Congo “interesses globais, sob pretexto de proteger os negócios, podem solapar a soberania das nações”. Já há até – diz o documento – “propostas de internacionalização da Amazônia, que serviriam apenas aos interesses econômicos de corporações transnacionais”.

      A encíclica papal e os estudos da Nasa são dois documentos que nos põem diante das questões cruciais para a humanidade nestes tempos conturbados. Não há como fugir a elas em nenhum lugar. Em termos de Brasil, convém que prestemos muita atenção a documentos como o da Pesquisa Nacional por Amostragem de Municípios, que aponta milhões de brasileiros vivendo na miséria e outras dezenas de milhões abaixo do nível de pobreza. A hora de agir é agora.

                           (Washington Novaes. O Estado de S. Paulo. 26.06.2015. Adaptado)

Leia as frases a seguir.

O poder e a soberania das nações _________ por interesses globais.

_________ os estudos da Nasa que o mundo caminha para a falta de água.

Já __________ propostas de internacionalização da Amazônia.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das frases, de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • O poder e a soberania das nações serão solapados por interesses globais.

    Ressaltam os estudos da Nasa que o mundo caminha para a falta de água. 

    existem propostas de internacionalização da Amazônia. 

    Questão bem tranquila.
    Alt: D

  • O poder e a soberania das nações _serão solapados_ por interesses globais. (serão - verbo concordando com o sujeito composto: "O poder e a soberania das Naçoes); solapados - plural e masculino, concordando com o sujeito composto anteposto a ele)

    _Ressaltam_ os estudos da Nasa que o mundo caminha para a falta de água. (ressaltam - plural, concordando com seu sujeito: "os estudos da Nasa")

    Já __existem__ propostas de internacionalização da Amazônia. (existem
    - concordando com seu sujeito: "propostas de internacionalização da Amazônia"

  • apenas para complementar...

     

    O poder e a soberania das nações serão solapadas  por interesses globais ERRADO


    sabemos que o particípio concorda em gênero e número com sujeito, tranquilo isso! Porém temos na questão o sujeito composto formado por dois substantivos de gêneros diferentes.Neste caso, a gramática ensina que o particípio ficará no masculino plural.

     

    Dessa forma, se viesse invertida a posição dos substantivos - "a soberania e o poder..." -, mesmo assim o verbo particípio ficaria no masculino plural.

     

    O poder e a soberania das nações serão solapados  por interesses globais  CERTO

  • Ainda complementando:

     

    Conforme os ensinamentos da ótima profª Isabel Vega, aqui do QC, se a frase estiver na ordem indireta (verbo antes do sujeito), há duas possibilidades de concordância verbal:

     

    1- Verbo concorda com o sujeito composto: Por interesses globais, serão solapados [o poder e a soberania] das nações.

    2- Verbo concorda com núcleo mais próximo: Por interesses globais, será solapado [o poder] e a soberania das nações.

  • Na dúvida reorganize a frase... 

     

    Quem ressalta? Os estudos da Nasa ressaltam que o mundo caminha para a falta de água.

  • GABARITO: LETRA D

    (solapa + -ar)

    verbo transitivo

    1. Formar solapa em.

    2. [Figurado]  Arruinar; aluir.

    3. Encobrir; disfarçar.

    verbo pronominal

    4. Esconder-se em cova.

    5. [Figurado]  Esconder-se; ocultar-se.

    "solapados", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,  [consultado em 06-08-2019].

    FONTE: DICIONARIO.PRIBERAM.ORG