SóProvas


ID
1745011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito do poder constituinte e da aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais, julgue o item que se segue.

Pelo princípio da unidade do texto constitucional, as cláusulas constitucionais devem ser interpretadas de forma a evitar contradição entre seus conteúdos.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito CERTO
     

    De acordo com Vincente Paulo e Marcelo Alexandrino

     

    Segundo o princípio da unidade da Constituição, o texto de uma Constituição deve ser interpretado de forma a evitar contradições (antinomias) entre suas normas e, sobretudo, entre os princípios constitucionalmente estabelecidos. O princípio da unidade obriga o intérprete a considerar a Constituição na sua globalidade e a procurar harmonizar os espaços ele tensão existentes entre as normas constitucionais a concretizar.

    bons estudos

     

  • Certo


    Princípio da Unidade da Constituição – O texto de uma Constituição deve ser interpretado de forma e evitar contradições (antinomias) entre suas normas e, sobretudo, entre os princípios constitucionalmente estabelecidos. O intérprete deve considerar a Constituição na sua globalidade, procurando harmonizar suas aparentes contradições; não pode interpretá-las como normas isoladas e dispersas, mas sim como preceitos integrados num sistema interno unitário de normas e princípios.


    Fonte: http://dirtribra.blogspot.com.br/2008/07/sinopse_3998.html

  • Como decorrência do princípio da unidade da Constituição, temos que:

    a) todas as normas contidas numa Constituição formal tem igual dignidade - não há hierarquia, relação de subordinação entre os dispositivos da Lei Maior;

    b) não existem normas constitucionais originárias inconstitucionais - devido à ausência de hierarquia entre os diferentes dispositivos constitucionais, não se pode conhecer a inconstitucionalidade de uma norma constitucional em face de outra, ainda que uma delas constitua cláusula pétrea;

    c) não existem antinomias normativas verdadeiras entre os dispositivos constitucionais - o texto constitucional deverá ser lido e interpretado de modo harmônico e com ponderação de seus princípios, eliminando-se com isso eventuais antinomias aparentes.

    Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino;)

  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

     

    Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Analista Administrativo - DireitoDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princípios de Interpretação Constitucional; Teoria da Constituição; 

    O princípio da unidade da Constituição considera essa Carta em sua totalidade, buscando harmonizá-la para uma visão de normas não isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitário de regras e princípios

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

     

    Prova: CESPE - 2014 - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Consultor Legislativo Área IDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princípios de Interpretação Constitucional; Teoria da Constituição; 

    Segundo essa regra de interpretação, as normas constitucionais devem ser vistas não como normas isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitário de regras e princípios, que é instituído na e pela própria Constituição.

    Com base nas informações acima, julgue o item seguinte.

    O texto enuncia o princípio da unidade da Constituição, segundo o qual a norma constitucional deve ser interpretada como um sistema unitário de regras e princípios, afastando-se aparentes antinomias.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

    Prova: CESPE - 2015 - AGU - Advogado da UniãoDisciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princípios de Interpretação Constitucional; Teoria da Constituição; 

    De acordo com o princípio da unidade da CF, a interpretação das normas constitucionais deve ser feita de forma sistemática, afastando-se aparentes antinomias entre as regras e os princípios que a compõem, razão por que não devem ser consideradas contraditórias a norma constitucional que veda o estabelecimento de distinção pela lei entre os brasileiros natos e os naturalizados e a norma constitucional que estabelece que determinados cargos públicos devam ser privativos de brasileiros natos.

    GABARITO: CERTA.

     

     

     

     

    "Fica aqui o meu apelo para a equipe do site “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”

  • Complementando...

    Segundo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, o princípio da Unidade da Constituição estabelece que o texto da Constituição deve ser interpretado de forma a evitar contradições (antinomias) entre suas normas e, sobretudo, entre os princípios constitucionalmente estabelecidos.

    (CESPE/CNJ/ANALISTA JUDICIÁRIO/2013) De acordo com o princípio da unidade da Constituição, a interpretação constitucional deve ser realizada de forma a evitar contradição entre suas normas. C

  • Devem ser interpretadas como um todo."Canotilho"

  • Princípio da Unidade – Quando se interpreta um artigo da constituição, não pode interpretar de forma que se conflitar com o sentido de outro artigo, ou seja, a constituição deve ser vista como um todo e assim não pode dispor de incoerências.

  • Não se interpreta a Constituição em pedaços. A Constituição deve ser interpretada em conjunto para assim evitar contradições e antinomias.

  • A CF DEVE SER INTERPRETADA COMO UM TODO. COM ISSO, O CONTEÚDO DO TEXTO CONSTITUCIONAL DEVE SER LIDO E INTERPRETADO DE FORMA A EVITAR CONTRADIÇÃO.

     

     

    GABARITO: CERTO

     

     

    Bons estudos!!!!

     

     

  • Sim, devem ser interpretadas em conjunto.

  • Essa é pra não zerar kkkk até quem nunca estudou constitucional dá pra responder, é só raciocinar
  • correto.

    A CF É UNA E NÃO PODE HAVER CONFLITOS JURÍDICOS EM SEU TEXTO.

  • Vamos à questão.

    Pelo princípio da unidade do texto constitucional, as cláusulas constitucionais devem ser interpretadas de forma a evitar contradição entre seus conteúdos.

     

    O princípio em tela preconiza que não há antinomias ou contradições dentro do texto constitucional. Não confundir com o princípio da concordância prática ou da harmonização, o qual denota que, caso haja conflito entre dois ou mais direitos fundamentais, não ocorra sacrifício de nenhum em prol de outro.

    Nesse sentido, o item está certo.

     

    Fixe-se com outro item.

     

    CESPE - 2015 - AGU - Advogado da União

    De acordo com o princípio da unidade da CF, a interpretação das normas constitucionais deve ser feita de forma sistemáticaafastando-se aparentes antinomias entre as regras e os princípios que a compõem, razão por que não devem ser consideradas contraditórias a norma constitucional que veda o estabelecimento de distinção pela lei entre os brasileiros natos e os naturalizados e a norma constitucional que estabelece que determinados cargos públicos devam ser privativos de brasileiros natos.

     

    O item está certo e é autoexplicativo.

  • Princípio da Unidade: Constituição deve ser interpretada como um todo único;

    Não existem contradições reais.

  • O texto constitucional é harmônico e até os conflitos quando surgem, são aparentes.



    Bons estudos!

  • a descrição poderia se aplicar tanto ao princípio da unidade quanto ao princípio da conformidade/concordância prática.

  • PRINCÍPIO DA UNIDADE

    Cabe ao intérprete harmonizar as tensões e as contradições existentes entre normas constitucionais (antagonismo de ideia). Cabe ao intérprete manter a unidade constitucional.

  • Certo.

    Pelo princípio da unidade, a CF deve ser interpretada de forma a se evitarem contradições, antinomias ou antagonismos entre suas normas.

    Adota-se a interpretação sistemática

  • princípio da unidade da Constituição baseia-se na lógica de que o texto constitucional deve ser interpretado como um todo único, não havendo antinomias reais na Constituição. 

  • GABARITO: Assertiva CORRETA

    Princípio da unidade da Constituição - a Constituição deve ser interpretada em sua globalidade, como um todo, e, assim, as aparentes antinomias deverão ser afastadas. “ATRAVÉS DESTE PRINCÍPIO É QUE SE PERMITE COMPREENDER A CF COMO UM TODO UNITÁRIO E HARMÔNICO, DESPROVIDO DE ANTINOMIAS REAIS”.

  • Unidade da Constituição:

    Pelo princípio da unidade, o texto constitucional deve ser interpretado como um todo único, de maneira a se evitar conflitos, antagonismos ou antinomias reais entre suas normas; Pode-se afirmar que todas as normas contidas numa Constituição formal têm igual dignidade, não havendo hierarquia entre elas.

    STF - não aceita a existência de normas constitucionais originárias inconstitucionais. A base para esse pensamento é o de que não existem antinomias no texto da Constituição.