-
Com uma redução dos Gastos do Governo (G), se reduz a Renda (Y), diminuindo a demanda por moeda (Md) e reduzindo a taxa de juros. A expansão monetária reduz a taxa de juros. Essas reduções nos juros aumentam os Investimentos (I), elevando a Renda (Y), evitando a queda do PIB e reduzindo o déficit fiscal (G-T).
-
Correto!
Uma contração fiscal eleva tributos e/ou reduz gastos.
Logo, isso melhora o resultado fiscal do governo, pois o orçamento fica mais equilibrado. Por outro lado, isso reduz a renda.
Para que a renda não fique contraída, pode-se expandir a oferta de moeda. Ou seja, praticar uma política fiscal contracionista e uma monetária expansionista melhora o déficit orçamentário e evita a diminuição da renda.
Resposta: C
-
Usando o cruzamento das curvas IS e LM, percebe-se q a política fiscal contracionista desloca a curva para esquerda e para baixo, enquanto q a expansão da política monetária desloca a IS para direita e para cima. Isso faz com q a demanda/produto/renda permaneça constante - se for feito na medida certa. Se a renda permanece constante, o PIB será, preservado
-
Política fiscal contracionista e monetária expansionista é útil quando é necessário reduzir o deficit orçamentário sem reduzir a renda.