SóProvas


ID
1745476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as normas técnicas de auditoria estabelecidas nas normas brasileiras de contabilidade (NBC–TA), julgue o item seguinte.

A suficiência e a adequação são características essenciais da evidência de auditoria. A suficiência é uma medida da quantidade de evidência necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor, ao passo que a adequação está relacionada à qualidade da evidência de auditoria e considera a relevância e a confiabilidade da evidência para dar suporte às conclusões do auditor.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


    Suficiência ---- QUANTIDADE
    Adequação ----- QUALIDADE

    NBC TA 200

    Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas

    conclusões em que se baseia a sua opinião. As evidências de auditoria incluem informações

    contidas nos registros contábeis subjacentes às demonstrações contábeis e outras informações.

    Para fins das NBC TAs:

    (i) a suficiência das evidências de auditoria é a medida da quantidade da evidência de

    auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do

    auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade de tal evidência;

    (ii) a adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria;

    isto é, sua relevância e confiabilidade no fornecimento de suporte às conclusões em que

    se baseia a opinião do auditor.


  • NBC TA 500

    A3. Como explicado na NBC TA 200, item 5, obtém-se segurança razoável quando o auditor obtiver evidência de auditoria apropriada e suficiente para a redução do risco de auditoria (isto é, o risco de que o auditor expresse uma opinião não apropriada quando as demonstrações contábeis apresentam distorção relevante) a um nível aceitavelmente baixo.

    A4. A suficiência e adequação da evidência de auditoria estão inter-relacionadas. A suficiência é a medida da quantidade de evidência de auditoria. A quantidade da evidência de auditoria necessária é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção (quanto mais elevados os riscos avaliados, maior a probabilidade de que seja exigida mais evidência de auditoria) e também pela qualidade de tal evidência de auditoria (quanto maior a qualidade, menos evidência pode ser exigida). A obtenção de mais evidência de auditoria, porém, não compensa a sua má qualidade.

    A5. Adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida.

  • EVIDÊNCIA DE AUDITORIA: SUFICIÊNCIA = QUANTIDADE

    ADEQUAÇÃO = QUALIDADE

    GABARITO: C

  • NBC TA 200

    Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. As evidências de auditoria incluem informações contidas nos registros contábeis subjacentes às demonstrações contábeis e outras informações.

    SUFICIÊNCIA = QUANTIDADE

    ADEQUAÇÃO = QUALIDADE

  • A evidência deve ser adequada + suficiente ( ao mesmo tempo!)

    Adequação = confiança + relevância

    Suficiência = quantidade

    CERTO

  • Certo

    Adequação e Relevância - qualidade

    SuficiêNcia - quaNtidade

    NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA

    Adequação da evidência de auditoria é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, a sua relevância e confiabilidade para suportar as conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor.

    Suficiência da evidência de auditoria é a medida da quantidade da evidência de auditoria. A quantidade necessária da evidência de auditoria é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção relevante e também pela qualidade da evidência de auditoria.