SóProvas


ID
1745923
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Dentre as características transmitidas de pais para filhos, algumas dependem da presença ou ausência de um tipo especifico de cromossomo. Assim é a determinação do sexo de uma criança. No homem, o par de cromossomos sexuais é formado por cromossomos de tamanhos diferentes e, na mulher os cromossomos do par sexual são de tamanho semelhante. Para compreender a determinação genética do sexo, é importante considerar que o par de cromossomos sexuais existe em todas as células do corpo dos indivíduos, entretanto um espermatozoide conterá apenas um dos dois cromossomos possíveis.

Com base no texto acima, assinale a opção que apresenta a probabilidade de um casal ter um menino como primeiro filho e o par de cromossomos sexuais do menino. 

Alternativas
Comentários
  • A probabilidade de ser menino ou menina é sempre de 50%.
    Fêmeas: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX e produzem apenas um tipo de gameta, com cromossomo X

    Machos: Apresentam em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XY e produzem dois diferentes gametas, X e Y.

    Neste caso a proporção de 50% de machos e 50% de fêmea se mantém pois os cruzamentos envolvem indivíduos XX cruzando com XY.
    O cromossomo Y determina a masculinidade

  • Mesmo a definição do sexo do filho ser determinada pelo pai, pois ele que doará o cromossomo diferenciado (pois a mãe é composta de XX), a chance de ser menino sempre será de 50% e seu genótipo, ou seja, seu par de cromossomos sexuais será designado como XY.

    Alternativa correta letra E.

  • O cromossomo sexual do pai é : XY

    O cromossomo sexual da mãe é : XX

    XX-XY ( distributiva)

    XX

    XY

    XX

    XY

    2/4 é XY

    2/4 é XX

    se é 2/4 e esse é igual a metade, logo é igual a 50% a probabilidade de ser HOMEM E 50% DE SER MULHER