SóProvas


ID
1746982
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Três Rios - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

                   O PREOCUPANTE AVANÇO DA CENSURA JUDICIAL

                                                                                                                        O Globo, 11/4/2014

      O fim da censura, ainda no regime militar, e a garantia de liberdade de expressão explicitamente inscrita na Constituição de 1988 são marcos fundamentais da redemocratização do país. Foram conquistas árduas, que custaram sacrifícios à sociedade. No caso específico do direito à livre manifestação, trata-se de fruto de longo processo, que só se completou bem depois da volta dos militares aos quartéis e da promulgação da Carta: como entulho herdado da ditadura, perdurou como espasmo do autoritarismo na legislação brasileira a Lei de Imprensa, permanente ameaça a jornalistas e veículos de comunicação, até ser enviada ao lixo pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009.

      O país consagra, portanto, esse princípio inerente ao estado democrático de direito. E, em comparação com outras nações do continente, onde agravos à liberdade de expressão têm sido praticados sistematicamente, o Brasil é um exemplo positivo. Mas essa confrontação, se nos coloca em patamar diverso de Estados com governos autoritários, como Argentina, Venezuela e outros, por outro mitiga uma realidade na qual o exercício do jornalismo profissional e responsável está sujeito a inaceitáveis trancos. Caso explícito da chamada censura judicial, em geral requerida por agentes públicos contra veículos de imprensa e jornalistas em todo o país. (....)

      Neste sentido, é positiva a iniciativa de instituições como ONU, OEA, STF e CNJ de realizar, no Rio, importante debate sob o tema Liberdade de Expressão e Judiciário. É iniciativa bem-vinda para aparar arestas, devolver ao país a plena acepção do direito amplo e irrestrito à informação e restabelecer, em definitivo, o princípio constitucional segundo o qual a liberdade de expressão prescinde de regulamentação.

O país consagra, portanto, esse princípio inerente ao estado democrático de direito. E, em comparação com outras nações do continente, onde agravos à liberdade de expressão têm sido praticados sistematicamente, o Brasil é um exemplo positivo. Mas essa confrontação, se nos coloca em patamar diverso de Estados com governos autoritários, como Argentina, Venezuela e outros, por outro mitiga uma realidade na qual o exercício do jornalismo profissional e responsável está sujeito a inaceitáveis trancos”.

Sobre os valores dos conectivos desse segmento do texto, a afirmação correta é:

Alternativas
Comentários
  • a) portanto indica conclusão. 

    b)onde indica lugar. 

     c)mas indica adversidade.

     d)se indica condição (GAB)

     e) como indica adição.

  • Entendi o como (letra e) sendo exemplificativo 

  • se= caso 

    fez show.

  • se nos coloca em patamar diverso de Estados com governos autoritários, como Argentina, Venezuela e outros. Para mim a letra E estaria correta

  • Absurdo essa questão não ser letra "e". O próprio texto um pouco antes diz:

    E, em comparação com outras nações do continente,onde agravos à liberdade de expressão têm sido praticados sistematicamente, o Brasil é um exemplo positivo. Mas essa confrontação, se nos coloca em patamar diverso de Estados com governos autoritárioscomo Argentina, Venezuela e outros. 

    Se isto não for uma comparação da Argentina e Venezuela com governos Autoritários, eu não sei mais o que é comparação!

    É sabido por todos o quanto o Governo Venezuelano é autoritário. Portanto a frase esta fazendo uma comparação com o mesmo.

    O cara falar que isso é adição...tenha paciência!

  • Difícil entender essa banca !!! Por isso Amo a FCC , pergunta coisas  úteis e conseguimos entender  e o principal responder e acertar as quetões 

  • Também fui na (E). :-(

  • Na minha opinião  alternativa (d-e) estão corretas.

  • o professor Arenildo no comentário dessa questão considera a alternativa E como correta, por isso a questão está imperfeita.

  • Concordo que deveria ser a E, é uma comparação!

  • Para mim, o gabarito está correto. Este "como" da alternativa e) não é comparativo, mas sim exemplificativo... Troque o "como" por "por exemplo" e verá que o sentido geral não muda.

  • Alternativa letra E é a mais correta
  • FOI POR ISSO QUE ERREI. MARQUEI A OPÇÃO (E)!

  • As alternativas D e E estão corretas.

  • CONJUNÇÕES CONCLUSIVAS

     

    logo, por conseguinte, pois (posposto ao verbo), portanto, desse modo, à vista disso, desarte, destarte, donde, por isso, e

  • vejam a explicação do professor

  • Esse SE não é condicional...

    E o COMO é comparativo

  • Acertou quem marcou a alternativa E.

    Excelente comentário do professor.

  • Errei, mas acertei.