SóProvas


ID
1747402
Banca
BIO-RIO
Órgão
CEPEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando o disposto na Resolução nº 25 de 2007 do CONARQ, que dispõe sobre a adoção de Modelo de Requisitos - eARQ -para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  e-ARQ Brasil tem por objetivo orientar a implantação da gestão arquivística de documentos, fornecer especificações técnicas e funcionais, bem como metadados para orientar a aquisição e/ou desenvolvimento de sistemas informatizados, independentes da plataforma tecnológica em que forem desenvolvidos e/ou implantados.

  • A - o e-ARQ é um software adaptável a vários sistemas operacionais, possibilitando intercâmbio de informações e interoperabilidade entre sistemas informatizados de gestão de informações.

    (E-ARQ NÃO É UM SOFTWARE)

    B - o e-ARQ é aplicável a sistemas que produzem e mantém documentos digitais e/ou convencionais também, incluindo em ambos os casos, tanto os registros dos metadados como os próprios documentos.

    (OS DOCUMENTOS CONVENCIONAIS SÃO APENAS REFERENCIADOS NO SIGAD

    C - o Arquivo Nacional por meio do SINAR, poderá subsidiar órgãos e entidades na aplicação do e-ARQ

    (O ARQUIVO NACIONAL NÃO TEM ESSA ATRIBUIÇÃO)

    (Arquivo Nacional - Tem por finalidade implementar e acompanhar a política nacional de arquivos, definida pelo Conselho Nacional de Arquivos - Conarq, por meio da gestão, do recolhimento, do tratamento técnico, da preservação e da divulgação do patrimônio documental do País, garantindo pleno acesso à informação, visando apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e de incentivar a produção de conhecimento científico e cultural. - https://www.gov.br/pt-br/orgaos/arquivo-nacional)

    D o SIGAD faz uso de somente um software para gerenciar eletronicamente os documentos arquivísticos.

    (O SIGAD PODE COMPREENDER UM SOFTWARE OU MAIS, INTEGRADOS)

    (SIGAD - É um conjunto de procedimentos e operações técnicas, característico do sistema de gestão arquivística de documentos, processado por computador.

    Pode compreender um software particular, um determinado número de softwares integrados, adquiridos ou desenvolvidos por encomenda, ou uma combinação destes. Fonte: e-Arq - Brasil página 11)

    E o e-ARQ não é um software, mas sim um conjunto de metadados essenciais à construção de um SIGAD.

    (EMBORA O GABARITO APONTE PARA A CORRETA SER A E, ELA É INCOMPLETA PORQUE O E-ARQ NÃO É APENAS UM CONJUNTO DE METADADOS...)

    Objetivos

    Orientar a implantação da gestão arquivística de documentos arquivísticos digitais e não digitais;

    Fornecer especificações técnicas e funcionais, além de metadados, para orientar a aquisição e/ou a

    especificação e desenvolvimento de sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos. (página 12 e-ARQ)