SóProvas


ID
1749301
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando os conceitos de eficiência e eficácia, uma organização pode ser eficiente e ao mesmo tempo ser ineficaz?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B


    "A eficiência consiste em fazer certo as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc…"


    "Já a eficácia consiste em fazer as coisas certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".


    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/

  • Ainda não digeri esses conceitos e faço salada...rs... alguém ajuda a descomplicar?!

  • Ser eficiente é conseguir fazer mais com menos. Ou seja, utilizando os meios adequados, com menos custo, tempo... Está relacionado com os MEIOS. Tudo aquilo que fazemos p alcançar o resultado da melhor forma possível. Já ser eficaz, é nada mais que alcançar o RESULTADO planejado, almejado. Assim, o ideal é que sejamos os dois, não sendo possível, que sejamos então eficazes. Por isso que se diz a eficiência é desejável, já a eficácia é necessária.

    Eficiência- MEIOS  

    Eficácia- RESULTADO em si.

    P. ex, nós concurseiros podemos alcançar a nossa aprovação (eficácia) com mais rapidez se nos utilizarmos das ferramentas disponíveis de maneira correta , tentando realizar ajustes que nos fazem perder tempo, avaliando o custo-benefício dos materiais, enfim, tudo aquilo que nos ajude a diminuir os recursos gastos (eficiência).

    Vamos juntos! Bons estudos!!!

  • Amigos, pra quem está um pouco embaralhado nos conceitos, isso me ajudou bastante a internalizá-los: Quando você vai comprar um carro, geralmente perguntam qual é a eficiência dele, não? Então... com isso, nós queremos saber quantos quilômetros ele faz com 1 litro. Ou seja, aí, há uma relação de custo/benefício (quanto que eu vou ter de gastar para andar determinada quantidade de quilômetros). Geralmente, quanto mais econômicos (eficientes) são os carros, de melhor qualidade eles são, mas isso não quer dizer que não haja um carro eficiente que não cumpra direito seus objetivos (levar do ponto A ao ponto B, ou seja, transpostar o indivíduo de um lugar ao outro). Um familiar meu tinha um camlhambeque que fazia 14 km/litro, na cidade, ou seja, bastante eficiente. O problema é que a carro era muito velho e vivia dando problema. Várias vezes ele não conseguia chegar ao trabalho, porque o carro dava o prego no meio do caminho, apesar da sua alta economia de gasolina. Ele acabou vendendo o carro e comprou um fusca, que o levava do ponto "a" ao ponto "b", sempre, mas que fazia cerca de 6km/litro, ou seja, uma baixa eficiência, mas cumpria seu objetivo, ou seja, era eficaz. Para lembrar do conceito de eficácia, é só se lembrar de um forte antibiótico. Quando você está com alguma infecção por bactéria e toma o antibiótico forte, ele vai matar não só a bactéria que está te fazendo mal, mas também a maioria das outras bactérias (inclusive as benéficas, que ajudam seu sistema digestivo) do seu corpo. Mas, com certeza, você já ouviu falar, tanto em propaganda de televisão quanto do farmacêutico ou do médico que aquele medicamento é  muito EFICAZ, ou seja, ele cumpre o seu objetivo: acabar com a sua doença. Ou seja, essa medida se importa apenas com o resultado. Você ja ouviu falar: "esse medicamente é eficaz no tratamento da...". O conceito de efetivo fica por exclusão, já que você, provavelmente, sabe os conceitos, só confunde as palavras. Espero ter ajudado. Resumindo: para lembrar o que é eficiência, é só lembrar que essa ideia está atrelada aos carros. Já eficácia está atrelada aos remédios. Os exemplos que eu dei provavelmente virão à sua mente. Bons estudos!

  • Absurda essa questão, tá mais pra rac. lógico do que para administração. A resposta deveria ser assim: "Sim, fazendo o mínimo de uso dos recursos, mas não atingindo os resultados".

  • Eficiencia = processos
    Eficácia = resultados
    Efetividade=impacto

  • Essa é clássica

  • EFICIENTE + INEFICAZ = Fazer certo a coisa errada. Ex: estudar todo edital mas não passar no concurso.

    INEFICIENTE + EFICAZ = Fazer errado a coisa certa. Ex: não estudar o edital mas, assim mesmo, conseguir passar no concurso.

     

    Gabarito: B

  • Macete:

     

    Eficiência  = fazer certo as coisas

     

    Eficácia     =  fazer a coisa certa

     

    gabarito letra B.

     

     

  • Eficiência: Fazer certo a "coisa"

    Eficácia: Fazer a "coisa" certa

     

    A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas a fim de que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível. A eficácia está voltada ao alcance dos objetivos por meio dos recursos disponíveis.

    A eficácia é primordial, imprescindível ao colaborador, e a eficiência é desejável. O colaborador que é eficiente, porém não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz, mas não é eficiente, tem algumas chances de atingir bons resultados. Por fim, o colaborador que é eficiente e é eficaz sempre atinge resultados positivos.

    A eficiência é o meio: baseia-se no método, no procedimento, na rotina e no caminho para se chegar a alguma coisa. O bom método, a boa rotina e o procedimento adequado levam a aumento da eficiência. O caminho adequado para se chegar a alguma coisa aumentara a eficiência. Fazer bem as coisas, utilizar métodos, procedimentos e rotinas adequados conduz a eficiência. A eficácia é o resultado: baseia-se no alcance dos objetivos propostos e na consequência final do trabalho. (CHIAVENATO, ldalberto. 2005, p.168).

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


    Parecer da Banca

    Embora o termo eficiência e eficácia sejam utilizadas conjuntamente, a organização pode atingir a eficiência ou a eficácia separadamente, conforme detalhado literalmente e com exemplos na bibliografia ROBBINS, Stephen P., DECENZO, David A.. Fundamentos da Administração: conceitos essenciais e aplicações, 4ª edição. São Paulo, Prentice Hall, 2004. Página 7. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

  • Sim, basta fazer de forma correta os procedimentos mas não conseguir alcançar o objetivo.