-
Gab: D
O que é o Benchmarking?
O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.
Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresarias, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.
As informações obtidas através deste processo são extremamente valiosas, devendo ser tratadas como tal. É um processo de aprendizado com o outro, sendo possível analisar e identificar o que está sendo feito de forma errada. Mas é importante lembrar que a cópia pura e simples de práticas e estratégias neste processo pode ser fatal para sua empresa.
Assim, podemos dizer que o Benchmarking é a procura contínua pelo ponto de referência para medição de competências dentro do seu negócio. Abaixo listaremos alguns outros pontos importantes a considerar sobre o assunto, fique atento.
Mais sobre o asunto em: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-benchmarking/
-
Segundo Giovanna Carranza (pág. 297), Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior. Processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante. Não é necessário que sejam concorrentes nem do mesmo ramo de negócios.
-
processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.
-
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
FONTE: http://www.significados.com.br/benchmarking/
-
O benchmarking quando bem utilizado visa obter Vantagem Competitiva. Não significa copiar a concorrência, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas.
-
Um empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas,[1] que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) - hoje em desuso no Brasil - que em tradução literal "parte em projeto conjuntamente e em partes dependentes uma das outras e no todo", em português do Brasil - legal e jurídico, na legislação brasileira civil denomina como "parceria em um único projeto" ("cabeça + membros em um polvo", por exemplo), ou simplesmente pelo Código Civil Brasileiro e jurisprudência de 1808-2015 - "Parceria" pois sempre é referido a um só negócio nas partes de um todo, porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término ou falência desse negócio é eminente e fatal sem a transferência necessária.
Um modelo típico de joint venture seria a transação entre o proprietário de um terreno e uma empresa de construção civil interessada em construir um prédio sobre o local.[2] Podendo obviamente segundo o Direito Brasileiro desfazer-se do local e transferir-se a outro, quando esse inviável devido a fundações por exemplo, e para evitar-se a óbvia - falência, que é a morte da empresa ou grupo, portanto o "Empreendimento conjunto", é um aperfeiçoamento no Direito Brasileiro do antigo sistema de "Parceiras", comum desde 1808 no Brasil e evitando-se que o todo se perca quando a parte pela inviabilidade de um negócio e ação de governos locais o se faça perder, "o Capital se salva de ações Comunistas, comuns de 1848 (Manifesto Comunista)" aos dias atuais, segundo a legislação brasileira de renomados juristas como exemplo,
-
5S
Etapa inicial e base para implantação da qualidade total, a metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene).
O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
-
Administração por objetivos
A administração por objetivos, ou APO, se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar. Em sua origem, essa ideia foi desenvolvida por Alfred Sloan na década de 1920, baseando-se em práticas administrativas existentes na companhia DuPont. Com o passar do tempo, a prática foi sendo implementada por algumas empresas e dentre elas a General Electric também aproveitou o momento. Foi na GE, em 1954, que Drucker a conheceu e a chamou de administração por objetivos, ele também acrescentou novos componentes enfatizando a definição dos objetivos e a avaliação isolada de cada área específica de desempenho.
A administração por objetivos dá atenção ao propósito dos participantes de uma organização e ao modo de como estes se relacionam com os objetivos da própria empresa. Podemos defini-la como um sistema de administração que visa relacionar as metas organizacionais com o desempenho e o desenvolvimento individual, principalmente, por meio do envolvimento de todos. Percebe-se ainda que a administração por objetivos aborda uma tentativa de alinhar as metas dos funcionários com a estratégia do negócio, otimizando a comunicação e a relação entre gerentes e subordinados. É um processo participativo de planejamento, que promove a descentralização das decisões e a definição das prioridades em geral.
-
O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.
-
A) APO
.A administração por objetivos, ou APO, se trata de um procedimento desenvolvido para aplicação prática do processo de planejar, organizar e controlar.
B) Programa 5S.
A metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene).
O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
C) Joint Venture.
Um empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.
D) Benchmarking.
O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.
E) Análise SWOT.
“A sigla S.W.O.T., deriva da língua inglesa e traduz-se: Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Esta análise procura avaliar os pontos fortes e pontos fracos no ambiente interno da organização e as oportunidades e as ameaças no ambiente externo.”(Andrade, et al. 2008). A técnica SWOT surgiu da tentativa de correção do planejamento corporativo, conhecido na época como planejamento estratégico mal sucedido
-
Joint venture, significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro.
Pode confundir um pouco com Benchmarking, então lembrar das palavras chaves...
Joint venture = união
Benchmarking = comparação
-
Benchmarking, em português, significa ponto de referência. É um processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para analisar como seus produtos, processos e serviços estão desempenhando em relação aos concorrentes.