SóProvas


ID
1749313
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual relação existe entre um problema na organização, o tipo de decisão e os níveis gerenciais? Assinale a afirmativa mais adequada a essa relação.

Alternativas
Comentários
  • As decisões programadas são caracterizadas por serem repetitivas, rotineiras e estruturadas (tomadas automaticamente). São as decisões automatizadas, sequenciais que não necessitam da intervenção do decisor. Geralmente, são bastante previsíveis, apresentando soluções para problemas rotineiro, sendo ainda possíveis de serem incorporados em um sistema de informação. Dentre os principais exemplos, nós podemos citar o hábito, a rotina, os manuais de instruções e operações padronizadas como formas de tomar decisões programadas. 


    Fonte: http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html


  • c) Gerentes dos níveis mais baixos lidam com mais frequência com problemas familiares e repetitivos e tomam decisões programadas.


    Não entendi, poderiam dar exemplos de como os gerentes lidam com problemas familiares?

  • Debora, gerentes mais baixos, sao como supervisores, que acabam lidando com conflitos dos funcionarios de "chao de fabrica",  Quando se fala problemas familiares, provavelmente se refere a questoes de licencas, faltas, por conta de saude ou outras assim, entao o problema maior a se resolver eh manter a producao mesmo tendo desfalque no quadro de funcionarios.


    espero ter ajudado.

  • ok Sandra. Obrigada pelo esclarecimento

  • Existem dois tipos básicos de decisão: As programadas e as não-programadas.

    As decisões programadas são repetitivas e rotineiras e fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custo;

    As decisões não-programadas são novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas à medida que os problemas aparecem, por isso requerem mais atividades de pesquisa dos gerentes para encontrar a solução; elas permitem adaptação a mudanças do ambiente, a encontrar soluções para novos problemas e a lidar com situações imprevisíveis.

     

    Fonte: http://www.batebyte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1121

  • Me parece que o mais difícil desta questão foi saber o que era: problema não estruturado ,estruturado e familiar. (complexos, intermediário e simples)

  • As decisões não programadas não dispõem de soluções automáticas, uma vez que são desestruturadas. São as decisões não automatizadas que dependem da solução do decisor. O lançamento de novos produtos, a redução do quadro de funcionários e uma mudança na sede da empresa são exemplos de decisões não programadas. Para lidar com essas decisões, o autor indica que os gerentes devem ser capazes de desenvolver sua capacidade de julgamento, intuição e criatividade. Para ele, o desenvolvimento dessas habilidades permitiria aos gerentes lidar de forma mais eficiente contra as complexidades das decisões.

    http://www.portal-administracao.com/2014/03/o-processo-decisorio-nas-organizacoes.html

  • GABARITO
    c) Gerentes dos níveis mais baixos lidam com mais frequência com problemas familiares e repetitivos e tomam decisões programadas.

  • Uma pergunta: quem seriam os Gerentes de Nível Intermediário? Eles não têm o poder de decidir?

  • Gerentes de Nível Intermediário? Eles não têm o poder de decidir?

    São os gerentes de nível Tático. Em todos os níveis há um certo poder de decidir, dependendo do que se lida.

  • ● Decisão programada - uma decisão tomada em resposta a uma situação que ocorre com frequência para permitir que as regras da decisão sejam desenvolvidas e aplicadas no futuro. Elas também são conhecidas como decisões estruturadas. Por exemplo, a decisão de recompor o papel e o cartucho de tinta quando os estoques estão baixos são decisões programadas. Normalmente, as decisões programadas são tomadas nos níveis mais baixos da organização

    ● As decisões programadas são aquelas rotineiras e repetitivas: As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso de ação predefinido. Exemplos de decisão programadas são políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão. (MAXIMIANO, 2009, p.59).

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


    Parecer da Banca

    O termo “problemas familiares e repetitivos” é utilizado literalmente pelos autores ROBBINS, Stephen P., DECENZO, David A.. Fundamentos da Administração: conceitos essenciais e aplicações, 4ª edição. São Paulo, Prentice Hall, 2004. Página 87., quando discorrem sobre problemas e tipos de decisão. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

     

  • A questão versou sobre o tema processo decisório versus nível gerencial e pediu a única alternativa correta.

    Para respondermos, devemos saber quais são os três níveis e seus vários sinônimos:

    • Nível estratégico ou institucional: "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014) Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.
    • Nível tático, departamental, gerencial, mediador ou intermediário: "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014) Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;
    • Nível operacional ou chão de fábrica: "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos." (Chiavenato, 2014) Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco. Relacionado aos supervisores ou gerentes de 1ª linha.

    Agora devemos saber como funciona a classificação dos problemas e das decisões e qual a relação desses com o nível organizacional:

    De acordo com Chiavenato, há dois tipos de decisões (Atenção: são extremos não mutuamente exclusivos de uma gama de decisões que podem ser consideradas de maneira intermediária entre esses, segundo o mesmo autor):

    • Programadas: rotineiras, ambiente de certezas, há muitos dados e informações a respeito do problema/oportunidade, fazem parte do acervo da organização, geralmente se relacionam às decisões tomadas nos níveis mais baixos.
    • Não-programadas: relaciona-se a problemas novos ou que ocorrem com pouca frequência em ambientes com mais incertezas. Há informações novas, incompletas ou insuficientes. Geralmente, está associada às decisões estratégicas.

    Já os problemas podem considerados estruturados ou não estruturados. Da mesma forma que a decisão, ele não necessariamente estará situado nos extremos dessa relação, mas como também entre eles. Nesse caso, os problemas serão considerados semiestruturados.

    Agora vamos esquematizar essa relação, com a seguinte tendência:

    1. Níveis mais altos (alta gerência) -> problemas não-estruturados (não comuns, não rotineiros) -> decisões não-programadas.
    2. Níveis mais baixos -> problemas estruturados (já fazem parte do dia a dia da organização, tem roteiro para resolução) -> decisões programadas.

    Analisando as alternativas, chegamos as seguintes conclusões:

    A- INCORRETA. Pois gerentes do nível tático tomam decisão e estarão em contato com todos os tipos de problemas, sobretudo, com aqueles semiestruturados.

    B- INCORRETA. A incorreção da assertiva está no fato de afirmar que não há tomada de decisão no nível mais baixo.

    C- CORRETA. A assertiva trouxe corretamente a relação nível, problema e decisão, conforme podemos rever no esquema da explicação acima.

    D- INCORRETA. Gerentes dos níveis mais altos lidam com mais frequência problemas NÃO familiares e NÃO repetitivos (problemas não-estruturados), por isso suas decisões são não-programadas.

    E- INCORRETA. Os problemas comuns no nível institucional são os não-estruturados e não os "bem estruturados". Além disso, falamos sobre os problemas que são os mais comuns ocorrerem nesse nível. Isso não quer que haja a presença exclusiva de problemas não estruturados no topo da organização. Ou seja, as decisões ali tomadas não serão apenas de cunho complexo (não programadas). Haverão sim decisões programadas a serem tomadas no topo.

    Fontes:

    CHIAVENATO, I Administração geral e pública. 2.ed. Elsevier, 2008.

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração 8.ed. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO: LETRA C