-
Gab: A.
O controle preventivo é responsabilidade exclusiva de cada organização, como parte de seus próprios sistemas de controlo interno. Por esta razão, diz-se que o controle preventivo é sempre interno. Os administradores de cada empresa são responsáveis de assegurar que o controle preventivo esteja integrado nos sistemas administrativos e financeiros, e seja realizado pelo pessoal interno responsável pela realização desse trabalho.
Fonte:http://www.portalcursos.com/CursoAdministracaodeEmpresas/curso/Lecc-30.htm
-
O controle preventivo identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
O controle simultâneo monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo esta dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.
O controle por Feedback foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada a venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.
Fonte: http://administracao1c.blogspot.com.br/2009/06/tipos-de-controle-em-uma-organizacao.html
-
Os tipos de controle mais cobrados em prova (Rodrigo Rennó, pág 171):
Preventivo - busca identificar e prevenir problemas antes de eles efetivamente ocorrerem. É, assim, um mode de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteçam.
Simultâneo - monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, é uma forma de controle reativo.
Posterior - tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade após sua ocorrência. Portanto, o objetivo nesse momento é aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organização não tenha os mesmo problemas no futuro.
-
Algum administrador (pois a prova foi nesse nível) me explica o que onde encontro esse termo "controle preventivo de alimentação de fluxo"
-
https://prezi.com/cu-wecf43id8/teoria-geral-da-administracao/
-
GABARITO A
a) Controle preventivo de alimentação de fluxo = CONTROLE PRÉVIO - Controle que mantém o fluxo de produção/alimentação; antecipa problemas.
b) Controle de prestação de contas. = CONTROLE POSTERIOR
c) Controle orçamentário. = CONTROLE PRÉVIO
d) Controle de feedback. = CONTROLE POSTERIOR (PODE SER CHAMADO RETROALIMENTAÇÃO)
e) Controle simultâneo. = CONTROLE CONCOMITANTE.
-
O controle preventivo busca identificar e prevenir problemas antes de eles efetivamente ocorrerem. É, assim, um modo de controle proativo, pois busca evitar que os problemas aconteçam.
O controle simultâneo é o monitoramento das atividades buscando garantir que estejam sendo executadas de acordo com o planejado. Diferentemente do controle preventivo, é uma forma de controle reativo.
O controle posterior tem o objetivo de analisar o resultado de uma atividade após sua ocorrência. Portanto, o objetivo nesse momento é aprender com os desvios (sejam negativos ou positivos) para que a organização não tenha os mesmos problemas no futuro.
Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó - p. 192
-
Tipo de controle que evita os problemas, pois ocorre antes da atividade real. É o mais desejável. É direcionado para o futuro:
a)
Controle preventivo de alimentação de fluxo.
b)
Controle de prestação de contas.
c)
Controle orçamentário.
d)
Controle de feedback.
e)
Controle simultâneo.
-
Existem tês tipos de controle:
1- Preventivo/ pré açao - (que é feito antes da ação)
2- Simultâneo/concorrente/de direção (é feito simultâneo á açao)
3- Posterior/ pós ação/de feedback- (é feito após a açao)
OBS: O orçamento não é um "tipo de controle", mas sim um exemplo de controle preventivo
-
Existem três tipos de controle que uma organização deve conhecer e se possível aplicá-los na produção de seus produtos, são: controle preventivo, controle simultâneo e controle por feedback.
▪ O controle preventivo identifica e previne os desvios antes de eles ocorrerem. Este tipo de controle foca nos recursos humanos, matérias e financeiros que entram na empresa. Seu propósito é certificar que a qualidade da entrada seja o suficiente para evitar problemas futuros.
▪ O controle simultâneo monitora as atividades continuas dos funcionários para certificar-se de que elas estão consistentes com os padrões que a empresa estipula. Os funcionários, como estão constantemente monitorando as medidas, checam se tudo está dentro dos padrões e se não estão sendo cumprido, o funcionário mesmo faz as correções necessárias ou adverte o problema para a pessoa apropriada. Este tipo de controle é muito usado para controle de estoque.
▪ O controle por feedback foca nas saídas do produto da organização, mais especificamente ele mede a qualidade do produto final. Este controle é usado por empresas que produzem eletrodomésticos, pois antes de ser colocada à venda nas lojas é feita uma intensa inspeção do produto.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para a UFC - Volume 03
-
Também chamado de controle de pre-acao.
-
Controle a priori/preventivo -> Antes (no Brasil esse é o adotado na adm. pública)
Controle simultâneo/concomitante -> Durante
Controle a posteriori/feedback -> Após
-
A questão quer saber qual o controle que ocorre ANTES do processo em si.
O controle, que é a função administrativa que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado, pode ser executado em três diferentes momentos em relação à execução da ação, de acordo com MOREIRA (2019):
- Controle prévio: é o tipo de controle proativo que visa evitar que os problemas aconteçam. é realizado sobre as entradas e insumos. são exemplos de controle prévio: plano de ação e descrição de cargos. são outras denominações para esse mesmo tipo de controle são: preliminar, a priori, proativo, pré-ação, feedforward ou preventivo.
- Controle simultâneo: controle realizado na execução do evento, ou seja, é um controle sobre o processo. são exemplos de controles em tempo real ou concomitante: as inspeções e as observações.
- Controle posterior: é o controle de feedback ou retroação que ocorre sobre os resultados após o evento. esse processo nesse momento visa a identificação e a correção de erros e falhas após o seu acontecimento. exemplos: avaliações e pesquisas.
Com base nisso, analisaremos as alternativas:
A- CORRETO. O controle a priori é o controle preventivo, ou seja, evita que falhas ocorram.
B- INCORRETO. O controle de prestação de contas não é um tipo de controle em relação ao momento é uma espécie de controle posterior.
C- INCORRETO. O controle de orçamentário não é um tipo de controle em relação ao momento é uma espécie de controle que pode ser realizado, por exemplo, durante a execução ou mesmo de maneira posterior.
D- INCORRETO. O controle de feedback é o controle posterior.
E- INCORRETO. O controle simultâneo é um controle feito durante o processo e não antes como cobra a questão.
Fonte: MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
GABARITO: LETRA A
-
Tipos de Controle:
1) Controle Prévio: Estabelece Padrões
2) Controle Simultâneo/Concomitante: Verifica o fluxo de trabalho
3) Controle Posterior: Avalia o desempenho; Mensura os resultados; Avalia os fins alcançados