GABARITO: letra B
HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO
• Habilidades do remetente: redação, escolha das palavras e linguagem corporal.
• Remetente/destinatário: sinais não verbais (gestos, postura, expressão facial, tom de voz, etc.).
• Habilidades do destinatário: escuta, leitura e observação.
(Fonte: Administração – Thomas S. Bateman e Scott A. Snell, 2012 ⇨ Capítulo 12 – Comunicação)
Segundo Torquato (2004), a Comunicação Organizacional é um processo multidisciplinar e ao mesmo tempo uma possibilidade sistemática e integrada que reúne quatro grandes modalidades da comunicação: comunicação cultural, administrativa, social e, por último, o chamado sistema de informação.
Chiavenato (2004) define comunicação organizacional afirmando que a mesma “constitui o processo específico, através do qual a informação se movimenta e é intercambiada entre as pessoas dentro de uma organização”. Tendo isso em vista, subentende-se que a comunicação organizacional pode ser compreendida como um tipo de comunicação capaz de abarcar diversas (se não todas) as formas de comunicação utilizadas por uma organização para relacionar-se e interagir com os seus públicos.
Já Cardoso (2006, p. 1133) explicita que a comunicação organizacional necessita ser entendida, de maneira integral, ou seja: Como elemento que atravessa todas as ações de uma empresa ou organização e que configura, de forma permanente, a construção de sua cultura e identidade. Cada vez mais, torna-se claro como os processos de comunicação contribuem para desenvolver formas de inter-relação mais participativas e, portanto, mais comprometidas, dando maior flexibilidade às organizações como base de sua permanente transformação e facilitando sua interação social de modo responsável para conjugar seus interesses com as condições culturais, econômicas e políticas nas quais se movem.
A comunicação é o processo pelo qual as pessoas transmitem umas às outras informações a respeito de ideias, sentimentos e emoções. Ela faz parte de todas as interações sociais.
Comunicação para Bateman e Snell (1993, p. 402) "é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados".
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
Parecer da Banca
A questão está baseada em um livro texto básico para formação de técnico administrativo. Nos livros básicos de Administração, como “Administração”, de Thomas S. Bateman e Scott A. (Editora AMGH, 2012), páginas 283 e seguintes, estas competências são colocadas com abordagem prática esperada para um técnico em administração. Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.