SóProvas


ID
1749355
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo do processo de mudança organizacional proposto seminalmente por Kurt Lewin e aplicado a organizações envolve três grandes etapas distintas, sendo estas apresentadas na seguinte ordem do processo:

Alternativas
Comentários
  • De forma resumida, o modelo de Kurt Lewin, se baseia em três estágio de mudança,  conhecidos como Descongelar – Mudar – Recongelar.    


     Descongelar - mostrar o “por que” que a forma existente de fazer as coisas não pode continuar.    
    Mudar - Procura realizar as mudanças necessárias e buscar a aceitação de todos.     
    Recongelar - Quando as alterações estiverem tomando forma e as pessoas abraçarem a nova forma de trabalha.
  • Gabarito E


    (CHIAVENATO) "Mudança implica ruptura, transformação, perturbação, interrupção. O mundo atual se caracteriza por um ambiente dinâmico em constante mudança e que exige das organizações uma elevada capacidade de adaptação como condição básica de sobrevivência. Adaptação, renovação e revitalização significam mudança. O processo de mudança adotado pelo DO se baseia no modelo de Kurt Lewin, mais tarde desenvolvido por Schein et al., e que é aplicável a pessoas, grupos e organizações. O modelo envolve três fases ou etapas distintas: descongelamento, mudança e recongelamento."
  • Fases da mudança organizacional

    Uma das metáforas mais utilizadas (proposta por Kurt Lewin), considera três fases: descongelamento, mudança, e recongelamento.

    ▪ O descongelamento implica a diminuição da força dos valores, atitudes ou comportamentos anteriores a partir da percepção de novas experiências ou informações que desafiam aqueles, traduzindo-se numa insatisfação com o estado atual da situação. Esta fase de descongelamento exprime, pois, a motivação para a mudança, a qual poderá estar associada a processos de ansiedade que requerem a criação de segurança psicológica como forma de reduzir a resistência para alterar a situação presente.

    ▪ Na segunda fase, mudança ou aprendizado, a organização ou o grupo muda para um novo nível, o que envolve o desenvolvimento de novos valores, atitudes, comportamentos, etc. Esta mudança é um processo sociocognitivo, afetivo e comportamental e não se verificará realmente se não existir motivação prévia das pessoas ou dos grupos para adquirir nova informação que permita ver a situação de um modo diferente.

    ▪ Finalmente, o recongelamento consiste na estabilização das mudanças efetuadas, as quais são integradas nos processos operacionais normais da organização ou do grupo, devendo ser reforçadas e objeto de nova análise segundo a dinâmica da organização. Esta estabilização é necessária para evitar retrocessos à situação anterior à mudança e a sua duração varia consoante o tipo e a especificidade da mudança realizada.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime